setor serviços em JF

Por

Sexta-feira, dia 04 de janeiro de 2008, atualizada ?s 18h31

Mudan?a no m?todo de avalia??o do IBGE faz JF subir no ranking do PIB brasileiro


Priscila Magalh?es
Rep?rter

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estat?stica (IBGE) mudou a forma de avalia??o para medir o Produto Interno Bruto (PIB). Com a mudan?a, Juiz de Fora subiu nas classifica?es estadual e nacional.

Agora, o instituto passou a considerar a presta??o de servi?os, setor considerado forte, o que antes n?o acontecia. Na classifica??o nacional, a cidade subiu cinco posi?es e hoje ocupa o 57? lugar. No PIB estadual, Juiz de Fora subiu uma posi??o, ocupando o 5? lugar, atr?s de Belo Horizonte, Betim, Contagem e Uberl?ndia.

Para o presidente do Sindicato do Com?rcio Varejista de Juiz de Fora (Sindicom?rcio JF), Emerson Beloti, a cidade ficou melhor classificada por causa da mudan?a no crit?rio de avalia??o e n?o, porque a cidade mudou. "O setor de com?rcio de servi?os ? muito atuante e vem crescendo mais que a ind?stria e o com?rcio de produtos. Mas a cidade ainda precisa crescer".

Para ele, o crescimento deve ser ordenado e em sintonia. "Os servi?os precisam crescer em sintonia com o com?rcio e com a ind?stria, o que n?o tem acontecido. O distrito industrial da cidade ? muito importante mas, ao passar por l?, vemos muitos im?veis fechados. A ind?stria precisa crescer e isso poderia ser feito com a explora??o de tecnologia de ponta, que n?o agride o meio ambiente. A esperan?a ? o crescimento da ind?stria da constru??o civil", ressalta.

No PIB da ind?stria, a cidade ocupa a posi??o 77 do ranking, enquanto para o setor de servi?os, a posi??o ? a de n?mero 50.