Comida di Buteco 2015 começa nesta sexta-feira em Juiz de Fora

Concurso chega ao 5º ano na cidade. Desta vez, são 15 bares participantes

Lucas Soares
09/04/2015
Repórter 

A quinta edição do concurso Comida di Buteco começa nesta sexta-feira, 10 de abril, em Juiz de Fora. Ao todo, 15 bares de todas as regiões da cidade irão participar da competição, que vai eleger os três melhores petiscos que contenham frutas na receita e o melhor petisco preparado com o salgadinho Doritos. A competição segue até o dia 3 de maio.

Além de Juiz de Fora, o evento acontece simultaneamente em outras 19 cidades brasileiras: São Paulo (SP), Campinas (SP), São José do Rio Preto (SP), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO), Fortaleza (CE), Belém (PA), Manaus (AM), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Montes Claros (MG), Ipatinga (MG), Poços de Caldas (MG) e Uberlândia (MG). Brasília (DF), Recife (PE), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS) são as cidades estreantes em 2015.

Dinâmica do concurso

Trata-se da eleição do melhor boteco da cidade. Cada participante cria um petisco para concorrer. O público e um corpo de jurados visitam os estabelecimento e votam nos pratos. A média entre os quesitos avaliados garante o resultado da premiação. São avaliados com pontuação de 0 a 10, a higiene, o atendimento, a temperatura da bebida e o petisco. O voto do júri vale 50% e do público, 50%. O Instituto de Pesquisas Vox Populi é o responsável pela apuração dos votos nas 16 cidades.

A temática Frutas

Todos os pratos preparados pelos botecos devem, obrigatoriamente, levar uma fruta como um dos ingredientes. Por ser um tema de amplitude nacional, com abordagem regional, os botecos incluíram nos pratos diversos tipos. De acordo com o regulamento, as frutas não precisam ser protagonistas do petisco, podendo participar até mesmo como decoração, desde que sejam comestíveis.

Os botecos escolhidos 

Todos os botecos participantes do Comida di Buteco são classificados como espontâneos, ou seja, aqueles que não fazem parte de uma rede ou franquia de marca. Além disso, como critério de classificação, os botecos participantes são, obrigatoriamente, administrados pelo proprietário; com história e dia a dia ligados a identidade do dono, que na maioria das vezes conta com a força de trabalho de mais pessoas da sua família.

Baluarte - Av. Olegário Maciel, 1245 - Paineiras
Bar Dias - Rua Luiz Rocha, N° 02 - Eldorado
Bar do Abílio - Rua Fonseca Hermes,180 - Centro
Bar do Bené - Av. Presidente Costa E Silva, 2305 - São Pedro
Bar do Brejo - Rua Sebastião Garcia, 933 - Benfica
Bar do Chinelato - Av. Presidente Costa e Silva, 1961 - São Pedro
Bar do Luiz - Av.Eugenio Do Nascimento, 240 - Aeroporto
Bar do Totonho - Rua Carlos Tavares De Pinho, 50 - Retiro
Bar Tiragosto Petita - Rua Antônio Altaf, 460 - Cascatinha
Caminho da Roça - Rua Espirito Santo, 738 Centro
Empório do Sabor - Rua Henrique De Novais, 166 - Bairro De Lourdes
Estação Persa - Rua Paracatu, 243 - Santa Terezinha
Adega Silva - Av.Olavo Bilac, 647 - Cerâmica
Sabor do Vale - Rua Laurindo Noceli, 176/Lj03 - Bandeirantes
Bar do Antônio - Talismã Rua José Lourenço, 1262 - São Pedro

De acordo com o produtor do concurso em Juiz de Fora, Toninho Simão, a profissionalização dos botecos ao longo dos últimos anos é notória. "A gente tem uma parceria como Senac Brasil, que faz um treinamento com os donos e funcionários dos botecos. Eles vão pra dentro do estabelecimento e ensinam a manipular o alimento para não deixar estragar, olhar tempo de validade, pra evitar o desperdício mesmo. Fazem um treinamento de atendimento ao cliente, higiene do local, temperatura da bebida. Isso dura uma semana, com o Senac passando o que pode ser feito. Vem dando muito certo há cinco anos. O critério do concurso é avaliado com 70% da votação no conceito do prato, no gosto e apresentação, 10% no atendimento, 10% na temperatura da bebida e 10% na higiene do local e do prato. O Senac foi essencial pra trabalhar todos esses quatro quesitos pra definir qual será o melhor boteco de Juiz de Fora e do Brasil após o concurso. Você vê que os botecos estão melhorando ao longo desses cinco anos, é uma coisa totalmente diferente de quando começou", opina.

Trio du Jeca Trapalhao de Porco Torresmo Metido a Besta Bem Amado Mistura Fina Rabada Chips Bacalhau no Rabo do Tatu Lombinho Tropical Sabor de Boteco Linguado Com Molho De Maracujá E Sardinha Com Molho De Maionese E Limao Caipirão do Totonho Tentação Suina Frango Arretado Atrás da Matriz Carne de Lata

Desafio doritos

Assim como aconteceu na edição 2014, este ano os botecos também participam do Desafio Doritos, promovido pela PepsiCo. A marca desenvolve uma ação complementar ao evento, premiando um bar por cidade que desenvolva o melhor petisco contendo tortilhas de Doritos em sua receita. As criações serão avaliadas pelos jurados e os botecos vencedores ganharão prêmios de R$ 1.500 à R$ 5 mil. Veja os pratos preparados.

Riqueza de Minas Salada de Doritos Antepasto de Bringela e castanha com Doritos Fígado de Boi Acebolado com Doritos Brandade com Doritos Dobradinha Crocante de Doritos Picadilho Farofa de Doritos com Filé Doritos na Baroa Pastel de Doritos recheado de doritos e catupiri O Melhor que ta tendo de Doritos Duo de Pasta com Doritos Surpresa do João Estandarte de Minas Creme de Abóbora

Desconto consciente

Uma parceria feita entre o Comida di Buteco e o aplicativo 99 Taxis, disponível para Android, iOS e Windows Phone, promete dar 10% de desconto nas corridas de táxi casa-boteco e boteco-casa durante todo o período do concurso. As corridas podem ser pagas com cartão de crédito.

ACESSA.com - Comida di Buteco 2015 come?a nesta sexta-feira em Juiz de Fora