Sexta, 29 de junho de 2007, atualizada ?s 15h53

Aeroporto Regional da Zona da Mata deve come?ar a funcionar em julho



*Guilherme Ar?as
Colabora??o

O Aeroporto Reginoal da Zona da Mata poder? entrar em opera??o j? no m?s de julho. Segundo o diretor administrativo financeiro da Companhia de Desenvolvimento Econ?mico de Minas Gerais (CODEMIG), Marcelo Siqueira, a parte estrutural do aeroporto j? est? pronta. O levantamento dos equipamentos necess?rios para a opera??o do Aeroporto da Zona da Mata foi feita por t?cnicos da Infraero na ?ltima quinta-feira (28).

O avan?o no processo para o funcionamento do aeroporto depende da homologa??o da Ag?ncia Nacional de Avia??o Civil (Anac), o que, segundo o administrador financeiro da CODEMIG, deve ocorrer no pr?ximo m?s. "Quando falamos de obras p?blicas, n?s nunca podemos dar uma data exata. Mas depois da homologa??o da Anac, o que falta no aeroporto s?o os avi?es decolando e aterrizando", afirma Marcelo Siqueira.

Na ?ltima quarta-feira (27), um avi?o do Grupo Especial de Inspe??o de V?o (Geiv), do Departamento de Controle do Espa?o A?reo (Decea), sobrevoou a ?rea do aeroporto para verificar o equipamento que permite pousos e decolagens por instrumentos de n?o-precis?o. Essa ferramenta de aux?lio ? navega??o foi aprovada pelo Decea, ?rg?o ligado ao Comando de Aeron?utica.

*Guilherme Ar?as ? estudante de Jornalismo da UFJF