Personalidade dos pais pode auxiliar na escolha do vinho ideal para presente?-los

Por

Personalidade dos pais pode auxiliar na escolha do vinho ideal para presenteá-los Com a proximidade do Dia dos Pais, o Portal ACESSA.com e um especialista em vinhos dão dicas sobre como escolher o vinho ideal para cada tipo de pai

Aline Furtado
Repórter
6/8/2011

Pai alegre, introvertido, ligado à natureza, conservador, esportista... Características são várias e elas podem auxiliar, e muito, na escolha do presente do Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo, 14 de agosto. Se a ideia é presenteá-lo com vinho, a dica mais importante é pensar se poderá agradá-lo com o mimo.

"Seu pai gosta de vinho? Este é o ponto chave, já que, a partir dele, será possível traçar outras características", destaca o sommelier juiz-forano José dos Santos Gomes Júnior.

Segundo ele, o filho pode avaliar também se o pai saberá apreciar, enaltecendo o paladar. "Outra dica é analisar o gosto e os hábitos do pai. Quando ele ingere café, opta pelo doce ou pelo amargo? Gosta de verduras com sabor mais forte e amargo? Se fuma, é normal que tenha as papilas gustativas, presentes na boca, mais prejudicadas. Estes são alguns aspectos que podem ser observados, auxiliando na escolha do vinho ideal para cada tipo de pai."

Alegre e brincalhão

Se o pai é alegre, brincalhão, expansivo e acessível aos filhos mais novos, que tendem a ter mais energia infantil do que os mais velhos, o ideal, segundo Gomes, é presenteá-lo com um vinho jovem, alegre, como aqueles que são produzidos a partir da uva pinot noir, que tem casta conhecida pelo seu vigor.

Retraído e conservador

Para os pais conservadores, sérios e retraídos, a dica é optar por vinhos que despertem o interesse e auxiliem na concentração, como é o caso de vinhos das cepas syrah, que trazem características majestosas, ou merlot, que são encorpados, oferecendo paladar de intensa classe.

Esportista

Para os pais amantes do esporte, a dica de Gomes são os vinhos chilenos. "Um chileno que está na moda é o cabernet chileno, um tipo envolvente."

Bebe pouco

Quando o pai não tem como hábito a ingestão de álcool, mas, ainda assim, o filho opte por presenteá-lo com um vinho, é importante escolher um vinho bom, a fim de estimular o paladar, não correndo o risco de errar. Vinhos da Borgonha são uma boa opção, por serem leves e terem estilo. "Não costumam ser caros, podendo ser comprados por aproximadamente R$ 50* a R$ 80*."

Especialista em vinhos

Para Gomes, o filho de um pai que é especialista em vinho deve procurar por um vinho bacana, já que o cuidado demonstra preocupação em agradar. "A dica é um Super Toscano, que, apesar de ser caro, é um produto diferenciado."

Amante da natureza

Para pais amantes da natureza, o sommelier indica vinhos orgânicos, também chamados de ecológicos, que são produzidos a partir de poucos agrotóxicos, além do processo não envolver grande impacto à natureza. Além disso, a novidade são os vinhos biodinâmicos, que são produzidos por meio de influência os astros, como sol e lua. Nesse caso, a vinha é tratada como um organismo vivo, sendo que a produção, como plantio, poda e colheita, é feita com base nos ciclos da lua.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken