Sete dicas de ouro para o sucesso profissional

Por

F?bio Acauhi 20/01/2009

Sete dicas de ouro para o sucesso profissional

1 - Definir com precis?o sua capacidade de trabalho

Se organizar para realizar uma tarefa ? t?o importante quanto faz?-la bem feita. Tentamos fazer v?rias coisas ao mesmo tempo sem buscar o equil?brio em rela??o ao tempo que dispomos para realiz?-las.

2 - Prepare, planeje e trace a estrat?gia correta para cada uma de suas a?es

Para sobreviver no com?rcio hoje em dia ? necess?rio t?tica de guerrilha. Conhecer o concorrente, seu poder de fogo, onde e como ele ganha terreno, pontos fortes e fracos s?o fundamentais. Seja qual for sua a??o, minar um concorrente, inserir um novo produto no mercado, rebater uma propaganda, tudo deve ser regado de muita prepara??o e de um planejamento irretoc?vel, que servir? de base para que sua a??o d? realmente certo, evitando surpresas desagrad?veis.

3 - Trace os objetivos almejados

Em se tratando de tra?ar o objetivo correto para a sua a??o n?o adianta somente ter uma vis?o ampla da situa??o. Se faz necess?rio olhar "al?m do alcance".

Sempre que tra?ar um objetivo, imponha metas e estipule prazos para que elas se concretizem.

4 - Respeite as prioridades e fa?a tudo no seu tempo

Para sermos eficazes ? necess?rio classificar nossas prioridades. Aprendi a classific?-las como:

    1 - Acidental;

    2 - Importante;

    3 - Essencial.

Existem pessoas que namoram a apenas uma semana e est?o discutindo sobre a cor do tapete que v?o entrar na igreja no dia do casamento. Parece brincadeira, mas perdemos tempo com coisas totalmente acidentais enquanto as importantes e essenciais, que v?o nos dar um resultado positivo, est?o ficando para tr?s.

5 - Mantenha-se sempre muito bem informado sobre os seus concorrentes

Estudar seu concorrente direto e acompanhar suas a?es ? uma coisa; estudar tecnicamente seu produto para uma melhor explana??o ao cliente tamb?m ? uma coisa. Agora, estudar tudo aquilo que possa tirar a sua rentabilidade ? outra completamente diferente.

Existem gestores que erroneamente acham que concorrentes s?o empresas que fornecem ou comercializam produtos do mesmo g?nero que os deles. Vamos tomar por exemplo uma empresa de venda de motocicletas. Concordam que concorrente s?o todas as empresas quem tamb?m vendem motocicletas. ERRADO!!! Concorrentes, al?m de comercializarem o mesmo produto, tamb?m s?o todas as empresas que os seus respectivos produtos dividem o desejo de compra dos prospects. Outro exemplo: se eu vendo motocicletas, as empresas que vendem computadores tamb?m s?o meus concorrentes, assim como as empresas que vendem TVs de LCD e etc.

? duro! Mas al?m de "disputarmos" com os nossos concorrentes diretos, utilizando a qualidade do nosso produto e o diferencial competitivo de nossa empresa, ainda temos que disputar a prefer?ncia de compra dos clientes pelo nosso produto naquele momento.

6 - Cultive a autodisciplina

Bom profissional n?o perde o foco. Fique atento para cumprir exatamente o que foi planejado, pois o que mais acontece no dia- a-dia s?o momentos que possam nos distrair e nos tirar dos trilhos.

7 - Fa?a o que tem de ser feito

Na vida profissional n?o podemos tender a executar somente as tarefas que julgamos ser f?ceis. Grandes vit?rias v?m depois de grandes batalhas! N?o adianta pensar muito na morte da bezerra e ficar dando voltas por julgar a tarefa complicada, seja pr?-ativo e fa?a o que tem que ser feito.

Muito sucesso para todos e tudo de bom.


Clique aqui e mande sua pergunta,
esclare?a sua d?vida com rela??o
a vendas com o consultor F?bio Acauhi

F?bio Acauhi ? palestrante, consultor
e instrutor de vendas - autor do projeto Venda Eficiente
Atua h? 14 anos na ?rea de ensino com ?nfase em psicologia da aprendizagem