Marcelo Miana e Rog?rio Frizoni
Fazendo poeira e sucesso no Ibitipoca Off Road

T?mara Lis
30/07/03

Marcelo Miana e Rog?rio Frizoni j? correm juntos h? oito anos e tiveram tempo de acumular muitas vit?rias. Com um carro 4x2 (n?o tracionado) v?m deixando muita gente grande comendo poeira em suas participa?es no Ibitipoca Off Road.

Marcelo come?ou a correr h? 10 anos e depois o cunhado Rog?rio se juntou a ele. E o Rog?rio n?o veio cru n?o! Ele j? corria de moto a cinco anos e conta que sempre foi ligado em esportes radicais.

Driblando dificuldades!
Marcelo Miana ? o piloto e Rog?rio Frizoni o navegador (aquele que tem a fun??o de orientar o piloto dizendo para onde ele deve ir, se precisa se adiantar ou atrasar).

Pelo menos uma vez por m?s eles treinam em Ibitipoca ou em regi?es pr?ximas a Juiz de Fora refazendo trechos de provas antigas.

Os dois fazem parte da categoria light que inclui tanto carros tracionados (4x4) como carros com tra??o 4x2 (como a saveiro da dupla). "Ou seja, qualquer carro pode participar at? fusquinha", explica Rog?rio.

Mas as dificuldades n?o assustam estes rapazes. Afinal de contas quando come?aram a participar das competi?es eles n?o tinham sequer um computador de bordo para fazer os c?lculos durante a corrida. ?Eu usava uma calculadora. Tinha at? que tomar rem?dios para n?o passar mal durante as provas, conta Rog?rio.

Mas a aus?ncia de bons equipamentos n?o parece ter feito muita falta aos dois atletas. Prova disto ? que nos anos de 1998, 1999 e 2000 eles ficaram em segundo lugar usando apenas a calculadora. Imagine s? se os rapazes dispusessem de computador? Certamente, n?o ia ter para ningu?m.

Como ? a prova!
O Ibitipoca Off Road, ?nica competi??o em que a dupla participa, ? um rally de regularidade, ou seja, vence aquele que anda mais correto dentro do seu tempo de prova.

"N?o adianta chegar primeiro. Funciona mais ou menos assim: voc? tem um minuto para chegar ao ponto de largada, mas aos 30 segundos deve estar no ponto X, aos 45 no ponto Y e os 50 no ponto Z. Ganha quem fizer a prova mais corretamente", explica Rog?rio. Por isto mesmo ? que os carros largam em tempos diferentes.

Em algumas destas refer?ncias h? fiscais de provas que v?o conferir se os participantes est?o passando pelos pontos determinados no momento correto. O navegador tem um mapa com refer?ncias dadas pela organiza??o da prova e precisa seguir corretamente a refer?ncia de acordo com o seu mapa.

At? o ano passado o mapa era entregue uma noite antes da prova. Este ano, foi entregue na hora da corrida. Adrenalina pura!!!

?timos resultados
No Ibitipoca Off Road 2002 eles faturaram o primeiro lugar, este ano ficaram em segundo. Mas n?o pensem que eles est?o satisfeitos com o resultado.

A meta ? chegar mais longe e conseguir fechar contrato de patroc?nio com uma grande empresa para uma temporada e, com este incentivo, concorrer na categoria 4x4.

"? nesta categoria que est?o os melhores pilotos e os maiores patroc?nios. E no nosso caso, como nossos patrocinadores s?o locais ? preciso tamb?m direcionar as competi?es para as ?reas de interesse destes patrocinadores", explica Rog?rio.

Segundo ele, a solu??o para a quest?o do patroc?nio poderia ser resolvida ser houvesse mais espa?o para valoriza??o dos patrocinadores. "Se quem investe v? sua marca valorizada vai investir mais nos carros da pr?xima vez".

O navegador diz ainda a corrida por patroc?nio come?a dois meses antes da realiza??o da prova.

Prova passada, resultado conseguido! Os atletas j? se prepararam o Ibitipoca Off Road de 2004. Os outros pilotos que se cuidem!