?gua durante refei?es

Por

L?quido durante as refei?es: pode ou n?o?
Uns dizem que faz bem, outros dizem que n?o. Uns dizem que engorda, outros dizem que n?o. Em certos casos, beber durante as refei?es trata-se de recomenda??o m?dica


S?lvia Zoche
Rep?rter
29/03/2005

As nutr?logas Carla Val?ria de Alvarenga e Alice Amaral falam sobre a ingest?o de l?quidos durante as refei?es. Clique nos ?cones ao lado para ouvir as entrevistas

Est? na hora da refei??o e voc? n?o sabe se bebe ou n?o um copo de ?gua ou suco para acompanhar. Beber ou n?o beber? Ser? que vai dar barriga? Ser? que vai prejudicar a digest?o?

Ingerir um pouco de l?quido durante as refei?es n?o ? t?o problem?tico assim. "Desde que n?o seja sempre", diz a m?dica especialista em nutri??o, Carla Val?ria de Alvarenga Antunes. O mais indicado, segundo ela, ? beber uma hora antes e uma hora ap?s as refei?es. "Isso n?o impede que uma pesoa que tenha que tomar um rem?dio depois do almo?o beba o comprimido com um pouco de ?gua", comenta.

J? para a nutr?loga Alice Amaral, n?o h? problema em beber sempre, desde que n?o ultrapasse a quantidade de 200ml. "Medicina ? igual amor. ? nem sempre e nem nunca. Voc? n?o vai comer uma comida a seco, n?o ?? Mas se voc? bebe muita ?gua, voc? mastiga menos que deveria", diz. Em um ponto as duas concordam: tomar refrigerante n?o traz benef?cio em momento algum. ? melhor sempre evit?-lo, seja antes, durante ou depois das refei?es. Al?m de engordar, ajuda no aparecimento das temidas celulites. Os apropriados s?o os sucos naturais ou ?gua.

Fatores negativos ao ingerir l?quido durante as refei?es
Quem come fibra sabe que esta ? uma forma de facilitar a digest?o. Mas se voc? ingerir ?gua ou qualquer outro l?quido, a fibra vai passar mais r?pido pelo intestino, diminuindo sua fun??o. Outro problema ? que o est?mago produz o ?cido clor?drico que ? bem concentrado para digerir os alimentos. A ?gua dilui este ?cido e prejudica sua atividade, que acaba atuando menos em cima do alimento. "A m?dio e a longo prazo, pode atrapalhar o processo de digest?o", enfatiza Alice.

Quem possui problemas como refluxo, esofagite, gastrite, h?rnia de hiato e outros problemas na mucosa g?strica, ingerir l?quidos n?o ? nada apropriado. "Quanto mais l?quida a refei??o, na hora que o est?mago contrai ? mais f?cil do alimento, misturado a ?gua, refluir para o es?fago, causando esofagite", explica Carla. "Se a pessoa possui alguma patologia digestiva, a ingest?o de l?quido pode atrapalhar. ? uma quest?o de bom senso", diz Alice.

Quem deve beber
Existem casos de pessoas que devem ingerir l?quido durante as refei?es, como aquelas que n?o t?m saliva, como quem passou por radioterapia ou quem n?o produz saliva. "Essas pessoas t?m que beber, porque a digest?o come?a na boca. Quem n?o tem saliva, at? para deglutir ? muito dif?cil", afirma Alice Amaral.

Engorda ou emagrece?
Beber durante a refei?es n?o d? barriga, segundo Carla. "N?o ? a ingest?o de ?gua que d? barriga. ? que a pessoa come mais e engorda. Quando se bebe, come-se mais. ? mais f?cil comer bebendo do que comer sem beber".

Carla alerta ainda que a sensa??o de que o est?mago est? vazio ? mais precoce quando h? ingest?o do l?quido durante a refei??o. "A pessoa vai ficar com fome mais cedo. Para quem quer emagracer n?o ? uma boa".

J? Alice diz que existem trabalhos que mostrarm que a pessoa que toma l?quido durante a refei?es, vai se saciar mais rapidamente. "Ela vai ter uma necessidade menor de alimentos. Isso poderia at? ser um coadjuvante no tratamento de perda de peso".

Uma coisa ? certa: bebida alc?olica engorda sim. Ent?o, seja coerente e n?o exagere. ? importante frisar que, tirando a hora das refei?es, temos que tomar dois litros de ?gua por dia. E n?o se esque?a: cuide sempre da sa?de!

Sua opini?o


O que voc? acha sobre beber l?quido durante as refei?es?
      Engorda e prejudica a digest?o
      Emagrece e prejudica a digest?o
      Engorda, mas n?o prejudica a digest?o
      Emagrece, mas n?o prejudica a digest?o
   

  ATENÇÃO: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem   científica e se refere apenas a um grupo de visitantes do portal   ACESSA.com.