Vestibulandos no Div?


Psico-pedagoga lan?a livro que orienta estudantes a passar no Vestibular

Ricardo Corr?a
Rep?rter
24/11/05

Anote as as recomenda?es da psic?loga, Eliana Pereira, para se manter a calma nas provas do Vestibular. Clique no ?cone ao lado!

Veja!

O que existe em comum entre uma ida a um shopping e a realiza??o das provas de um vestibular? A princ?pio, nada. Mas essa vis?o s? dura at? quando se l? um dos artigos que a psico-pedagoga Eliana M. Balena Pereira publica no livro Div? para Vestibulandos, lan?ado neste m?s de novembro, no Anfiteatro Arnaldo Jansen, no pr?dio da Academia de Com?rcio, em Juiz de Fora.

? assim, com met?foras, compara?es e trocadilhos que Eliana trabalha em boa parte dos 44 textos presentes no livro, que tem como p?blico os professores, pais de alunos e, principalmente aqueles que v?o de fato realizar as provas em busca de uma vaga no ensino superior.

P?blico, geralmente, marcado pela tens?o, e ? exatamente neste um dos pontos que Eliana costumou tocar em tr?s anos publicando artigos. Foram exatamente estes textos, devidamente adaptados, que deram origem ao livro.

A id?ia de Eliana n?o ?, necessariamente, um manual de como passar no vestibular, mas pode dar boas dicas de como se portar diante de um dos maiores bichos-pap?es do desenvolvimento acad?mico. Ambiente prop?cio para frustra?es, desilus?es, tens?es exageradas e stress. Isso porque, segundo diz a pr?pria autora, a escola n?o prepara o aluno para lidar com os aspectos psicol?gicos que uma disputa t?o dif?cil pode causar.

"Os alunos n?o est?o preparados para lidar com a competi??o, com a frustra??o, com o nervosismo. Ele tem a preocupa??o de errar, mandar mal. E essas pequenas neuroses ? que costumam atrapalhar", diz a psic?loga, que ressalta que saber a mat?ria n?o ? o ?nico requisito para ser aprovado em tais processos de sele??o.

"Um aluno pode saber tudo e n?o passar. Porque precisamos se preocupar com tr?s fatores. Al?m da quest?o intelectual, existe tamb?m o lado f?sico e o lado psicol?gico. Essas tr?s coisas devem estar equilibradas.

Um dos aspectos importantes para que o lado psicol?gico esteja ajustado ? a presen?a da auto-confian?a. O que, ela ressalta, n?o tem nada a ver com ilus?o. Auto-confian?a significa confiar que pode passar, ap?s ter estudado e se dedicado. Contar s? com a sorte ? ilus?o. Mas boa parte dos estudantes nem adquire auto-confian?a, nem quer se iludir com o fato de que vai de fato ser aprovado em um exame vestibular. Outro erro, segundo ela.

"Tem aluno que chega para mim e diz que prefere se preparar para a reprova??o, porque quando chegar j? estar? habituado. Eu sempre respondo para eles o seguinte: Olha, ent?o vamos pensar na morte, porque certamente esse dia vai chegar tamb?m", lembra, sempre em tom bem-humorado.

Sensa??o de um vestibulando

Como qualquer um que se presta a fazer uma prova para tentar a t?o sonhada vaga no ensino superior, Eliana Balena tamb?m passou pelos momentos de tens?o quando fez seu vestibular. E diz estar vivendo uma sensa??o parecida, agora com o lan?amento do livro.

"Claro que d? um frio na barriga. Mas o que eu at? mesmo digo no livro e o que a gente tenta propor n?o ? uma anula??o do stress. ? um equil?brio, pois certa dose de stress em momentos significativos faz bem. Um pouco de nervosismo pode significar mais aten??o, mais cuidado na hora de realizar as a?es".

Culpa da concorr?ncia

A tens?o pr?-vestibular ? uma das preocupa?es, mas n?o est? sozinha. Existe tamb?m a tens?o que acompanha a maior parte dos candidatos, que se traduz ap?s a prova. Para se ter uma id?ia, 2.101 vagas ser?o disponibilizadas no pr?ximo processo seletivo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Neste n?mero est?o inclu?dos tanto as vagas provenientes do vestibular, quanto do M?dulo III do Programa de Ingresso Seletivo Misto, do Pism.

Para disputar essas vagas, 17.102 candidatos ir?o tentar o vestibular e outros 2956 v?o enfrentar a terceira etapa do Pism. Isso significa dizer que a grande maioria n?o vai ser aprovada e ter? que enfrentar um momento comum na vida de quem enfrenta essa maratona. O pr?prio vestibulando e todos os que rodeiam tentam buscar culpados para o aparente fracasso, mas Eliana Balena prefere dar uma resposta muito mais simples a uma quest?o t?o complexa. "N?o h? vagas para todos".

Al?m de ressaltar que este ? o principal problema, Eliana faz quest?o de afirmar que "a prova n?o prova nada" e que n?o necessariamente quem passa nas provas pode ser considerado masi apto ou mais eficaz. "Esses r?tulos est?o equivocados. Se eu chuto a quest?o 'a' e acerto, e voc? faz e acerta tamb?m, a prova nos coloca em condi?es iguais, e isso n?o mede nada. A realidade ? restritiva e uma prova n?o analisa tudo".

Dicas b?sicas para vestibulandos

  • Deixe cada coisa em seu tempo. Evite preocupar-se antes, pois isso gera tens?o e pode atrapalhar
  • Cuide bem do lado f?sico. Muitas vezes o estudante pensa que quanto mais estudar melhor ir? na prova, e que quest?es como dores de cabe?a ou problemas na vista podem ser resolvidos depois. N?o se deve pensar assim.
  • N?o encare a greve e a probabilidade de adiamento do vestibular, e com isso um tempo a mais para estudar como a 't?bua da salva??o'. O tempo a mais ser? igual para todos.
  • N?o se iluda, mas tenha auto-confian?a caso tenha feito a sua parte.
  • Nem sempre os fatores de reprova??o est?o no aluno. O mais importante deles ? o de que n?o h? vagas para todos.

    Quem ? Eliana Balena?
    Eliana Maria Balena Pereira ? graduada em psicologia pelo CES/JF e pedagogia pela UFJF. Concluiu especializa??o em Psicomotricidade pelo CES/JF e MBA em gest?o Organizacional. Atua na ?rea educacional h? mais de 20 anos e ja foi professora de pr?-escola, orientadora educacional e professora de curso superior na UFJF. Atualmente trabalha como psicoterapeuta e orientadora psicopedag?gica em curso pr?-vestibular Cave.