At? se adaptar ao hor?rio de ver?o... Ins?nia e altera?es de apetite s?o algumas
das conseq??ncias do hor?rio de ver?o

Guilherme Oliveira
*Colabora??o
31/10/2006

rel?gio marcando hora Ins?nia, falta de apetite, altera?es no rel?gio biol?gico... Essas s?o algumas das conseq??ncias que parte da popula??o brasileira sofre com as mudan?as decorrentes do hor?rio de ver?o. O novo hor?rio que come?a no pr?ximo domingo, dia 5 de novembro e se estende at? 25 de fevereiro de 2007, al?m de proporcionar a economia energ?tica traz tamb?m modifica?es no dia a dia da popula??o.

Segundo os especialistas procurados pela equipe de reportagem do Portal ACESSA.com, o hor?rio de ver?o - que se deve principalmente a maior dura??o do dia durante o ver?o - ocasiona mudan?as no metabolismo das pessoas que, para se adaptarem, precisam de alguns dias para o "rel?gio biol?gico" voltar a funcionar perfeitamente.

A especialista em medicina do sono, Celeste Negr?o, diz que, em m?dia, as pessoas demoram de sete a quinze dias para se adaptarem ao novo hor?rio, mas enfatiza que isso vai de organismo para organismo. "T?m pessoas que se acostumam rapidamente, outras ficam todo esse per?odo insatisfeitas" , diz.

Celeste explica que o fator sono ? um dos que mais sofre com a altera??o. "O hor?rio de ver?o altera o sono, o ritmo biol?gico das pessoas durante o dia e ? noite, pois dormem e levantam mais cedo. Existem pessoas com pr?-disposi??o ? ins?nia, e, com o novo hor?rio, isso desregula ainda mais. T?m pessoas que n?o alteram o rel?gio, e o melhor ? seguir o novo hor?rio. No in?cio, ? bom n?o cochilar durante o dia e ter uma alimenta??o mais leve" , aconselha.

Para a especialista, ? importante que as pessoas evitem bebidas alco?licas durante ? noite no in?cio da adapta??o ao novo hor?rio. Evitar os cigarros e ter uma alimenta??o saud?vel tamb?m contribuem. "As pessoas podem aproveitar essa ?ltima semana de hor?rio normal e come?ar a alterar o rel?gio em dez minutos quando for dormir, para que estejam mais adaptadas quando o novo hor?rio entrar em vigor" , aconselha.

Apesar de algumas pessoas n?o se acostumarem, Celeste afirma que a tend?ncia ? que a maioria das pessoas entre no ritmo normal. "Al?m de uma alimenta??o mais leve, um banho morno, antes de ir dormir, tamb?m relaxa bastante" , diz.

Mudan?a de apetite

Nutricionista Arnaldo Pinheiro Algumas pessoas sentem altera??o no sono, outras no apetite. Para o nutricionista Arnaldo Pinheiro (foto ao lado) a adapta??o demora alguns dias e pelo fato do dia ficar mais longo e o calor que se aproxima no pa?s crescer, aumenta a import?ncia de uma alimenta??o ainda mais saud?vel. "As pessoas devem aumentar o consumo de frutas, sucos, ch?s gelados e se hidratarem bastante nessa ?poca" .

Segundo Pinheiro, a altern?ncia no hor?rio das alimenta?es, devido ao hor?rio de ver?o, pode gerar falta de apetite. Apesar da import?ncia de tomar l?quidos, Pinheiro faz uma ressalva. "As bebidas isot?nicas, repositores energ?ticos, apesar de serem bons hidratadores possuem um valor cal?rico muito alto, deve-se evitar o consumo deles em grande quantidade" , aconselha.

O cl?nico geral, Jos? Miana, (foto ao lado) acredita que apesar da mudan?a, naturalmente as pessoas v?o se adaptando sem maiores problemas. "No in?cio, voc? fica um pouco sonolento e com altera??o no apetite. Mas cada pessoa reage de uma forma" , diz.

O hor?rio de ver?o abrange os estados da regi?o sudeste, sul, Goi?s, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal. J? os estados do Nordeste e do Norte ficam de fora, porque o Minist?rio de Minas e Energia avaliou que os benef?cios seriam muito pequenos para essas regi?es.

Na ?rea de concess?o da CEMIG, espera-se uma redu??o do consumo de 0,6%, que representa cerca de 86 mil MWh durante todo o per?odo de hor?rio de ver?o. Esses n?meros s?o suficientes para abastecer as cidades de Sete Lagoas e Uberaba juntas durante quase um m?s.

*Guilherme Oliveira ? estudante de Comunica??o Social da UFJF