Artigo
Brincadeiras que desenvolvem a comunica??o nos beb?s

:::14/09/2007

foto de uma pessoa lendo Os beb?s s?o capazes de discriminar uma gama impressionante de sons logo nas primeiras semanas de vida. Os adultos de posse deste conhecimento podem interagir com eles oferecendo oportunidades para desenvolver a comunica??o. Ajudar a crian?a a desenvolver habilidades espec?ficas ? enriquecedor para o processo das rela?es que v?o se estabelecer ao longo dos anos de conv?vio.

Como fonoaudi?loga, compartilho da teoria de que a creche ? o ambiente prop?cio para come?ar a cuidar do desenvolvimento educacional desde os primeiros meses de vida, particularmente nas ?reas das habilidades espec?ficas de linguagem e tamb?m das atitudes sociais.

Estamos certos de que as brincadeiras facilitam o desenvolvimento da linguagem, das fun?es cognitivas, das rela?es interpessoais e da promo??o da sa?de f?sica e mental.

Aqui v?o algumas dicas para a intera??o adulto-beb?, ressaltando que a crian?a s? deve responder ?s brincadeiras se estiver interessadas nelas. Do contr?rio, fica dif?cil ajud?-la nesse processo. Se ela n?o estiver no momento de brincar, melhor n?o for??-la para n?o levar ao estresse.

Nos primeiros meses de vida, aproveitando um dos momentos de descontra??o com o beb?, o 1? jogo importante pode ser a intera??o face a face: ? uma das atividades mais espont?neas e divertidas do primeiro ano de vida. O rosto humano pode oferecer in?meras brincadeiras, como sorrir, fazer caretas e v?rias express?es faciais.

Se considerarmos o desenvolvimento infantil at? tr?s meses, mais ou menos, podemos esperar que a comunica??o do beb? esteja com emiss?es de vogais sortidas, precedidas ou concomitantes ao choro, ao sorriso, por exemplo.

Adulto e beb?s quando se olham fixamente podem trocar in?meros sons espec?ficos, com a garganta, o estalar de l?ngua (o beb? adora esta brincadeira). Se ele sorrir ou balbuciar, pode contar que est? pedindo para continuar. Esta conversa entre os dois incentiva ao desenvolvimento da linguagem, permitindo ao beb? prestar ? aten??o aos aspectos sutis da linguagem adulta, que vai propiciar a fala.

Outro jogo tamb?m importante ? o esconde-esconde: j? ? certo que os beb?s adoram mudan?as repentinas, ficam completamente dominados pela surpresa do aparecer-desaparecer do rosto adulto ou de algum objeto que entra na brincadeira.

Alguma crian?a pode chorar, mas ? passageiro e acabam achando divertida a brincadeira. A vis?o e a audi??o estimulam a fala e a concentra??o, importantes para o processo de aprendizagem na leitura e escrita mais tarde.

Outras brincadeiras t?o interessantes como essas duas s?o as relacionadas com as diferentes cores, formas, tamanhos e perman?ncia dos objetos. Ser? o nosso pr?ximo assunto.


Cal Coimbra
? psic?loga e doutora em Fonoaudiologia
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Fonoaudiologia) voc? quer ler nesta se??o? A fonoaudi?loga Cal Coimbra aguarda suas sugest?es no e-mail viver_fonoaudiologia@acessa.com