Artigo
A cafe?na na alimenta??o
::: 07/01/2003

A cafe?na pertence ao grupo de compostos qu?micos chamados metil-xantinas, presentes em uma grande quantidade de alimentos (cerca de 60 esp?cies de plantas no mundo cont?m esses compostos) como caf?, guaran?, cola, cacau ou chocolate, ch?s e tamb?m nos rem?dios do tipo analg?sico, medicamentos contra a gripe e inibidores de apetite. As xantinas s?o subst?ncias capazes de estimular o sistema nervoso, produzindo um estado de alerta de curta dura??o. ? tamb?m a cafe?na que confere as propriedades caracter?sticas ao caf?.

A absor??o da cafe?na no organismo ? muito r?pida, assim como a sua distribui??o, passando rapidamente para o sistema nervoso central. Existe a chamada ?sensibilidade ? cafe?na?, a qual se refere ? quantidade necess?ria dessa subst?ncia para produzir os efeitos secund?rios negativos, tais como perda de sono e aumento da freq??ncia card?aca.

A cafe?na n?o representa nenhum valor nutricional para o organismo humano, se restringindo apenas ao seu efeito ?excitante?. Todo a a??o da cafe?na no corpo depende da forma de preparo do produto, da quantidade utilizada e das condi?es do organismo que a consome, podendo o efeito variar de indiv?duo para indiv?duo.

O corpo humano n?o necessita de cafe?na, embora o seu consumo moderado n?o esteja associado a nenhum risco ? sa?de, exceto em algumas situa?es especiais. Mulheres gr?vidas, pessoas com problemas card?acos ou portadores de ?lceras estomacais devem reduzir o consumo ou mesmo suprimi-lo. Para crian?as, ? necess?rio controlar o consumo, pois quando consumida em excesso, a subst?ncia pode levar ? redu??o do apetite. Crian?as hiperativas devem evitar a cafe?na.

Um benef?cio atribu?do ao consumo da cafe?na est? relacionado ? sua capacidade de estimular a lip?lise (quebra das mol?culas de gordura no organismo), o que, teoricamente, favoreceria o emagrecimento. Por?m, essa a??o ocorre a um custo elevado para o organismo, com mobiliza??o dos dep?sitos de gordura fazendo aumentar os n?veis da mesma no sangue. Com isso, pode haver eleva??o do colesterol sangu?neo e, conseq?entemente, aumento do risco de infarto.

A mobiliza??o dos dep?sitos de gordura pode ser ?til para atletas em treinamento intenso, fazendo com que o organismo utilize a gordura como fonte de energia no lugar do glicog?nio muscular; com isso, o corpo fica mais resistente ? fadiga. Mas, mesmo para esse efeito, as quantidades devem ser controladas devido aos efeitos colaterais.

A cafe?na ? tamb?m diur?tica, ou seja, aumenta a excre??o urin?ria fazendo com que o organismo perca mais ?gua. N?o havendo reposi??o em quantidade suficiente da ?gua excretada, inicia-se um processo de desidrata??o, o que pode trazer graves conseq??ncias ao organismo.

Uma conseq??ncia negativa do consumo excessivo de produtos ? base de cafe?na diz respeito ? intera??o dessa subst?ncia com a absor??o de importantes nutrientes, principalmente o ferro. Estudos mostram que 1 x?cara de caf? (100 ml) ? capaz de reduzir a absor??o (ou aproveitamento pelo organismo) do ferro em 30%. Assim sendo, o consumo de produtos que contenham cafe?na, como o guaran? em p? ou o caf?, quando utilizados, devem ser ingeridos em hor?rios diferenciados dos hor?rios das principais refei?es.

Outras conseq??ncias negativas do consumo dessa subst?ncia s?o o aumento da freq??ncia card?aca (taquicardia) e o est?mulo da secre??o do ?cido clor?drico no est?mago (o que aumenta o risco de ?lceras). Esses efeitos est?o associados a um consumo elevado (acima de 250 mg de cafe?na ao dia), mas tamb?m pode variar de acordo com a sensibilidade de cada indiv?duo.

Novos estudos t?m associado a cafe?na ao tratamento de algumas doen?as, mostrando j? haver algum efeito positivo na preven??o do Mal de Parkinson. Tamb?m tem sido ?til no tratamento do Transtorno de D?ficit de Aten??o. Outros estudos mostram haver efeito positivo da cafe?na na preven??o de c?ncer de pulm?o entre os fumantes.

O consumo frequente pode provocar depend?ncia moderada e a interrup??o brusca no consumo dessa subst?ncia pode causar dores de cabe?a, sonol?ncia, irritabilidade, n?useas e v?mitos.

? uma subst?ncia inclu?da nos regulamentos de dopping de todas as federa?es esportivas (doses de 12 mcg/ml j? podem ser consideradas dopping, o que pode se obt?m com um consumo moderado de caf?).

O Conselho da Associa??o M?dica dos EUA em Assuntos Cient?ficos (American Medical Association on Scientific Affairs) recomenda consumo moderado de cafe?na (at? 250 mg de cafe?na ao dia).

Segue abaixo tabela com quantidades de cafe?na em alguns produtos conhecidos.Quantidade m?dia de cafe?na para 2 x?caras de bebida preparada:

Caf? expresso
Caf? descafeinado
Caf? tradicional
Caf? sol?vel
Ch? preparado
Ch? instant?neo
Chocolate
Coca-cola
Diet Coke
Pepsi-cola
Refrigerantes diversos

250 a 330 mg
1 a 5 mg
40 a 180 mg
30 a 120 mg
20 a 110 mg
25 a 50 mg
2 a 20 mg
45 mg
45mg
40 mg
2 a 20 mg


Cristina Garcia Lopes
? nutricionista formada
pela Universidade Federal de Vi?osa.
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de nutri??o) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A nutricionista Cristina Lopes aguarda suas sugest?es no e-mail nutricao@jfservice.com.br