Segunda-feira, 21 de janeiro de 2007, atualizada às 18h15

Bancos fecham na segunda e terça de carnaval, saiba como fica o vencimento de sua conta


Thiago Werneck
Repórter

O consumidor não tem obrigação de pagar nenhuma conta antes da data de vencimento. Por isso caso tenha alguma boleto bancário ou conta que deve ser paga no banco com prazo limite de pagamento em um feriado bancário, ele pode quitar seu débito no primeiro dia útil seguinte.

Importante ressaltar que esse prazo não pode ser ultrapassado, caso contrário multas e juros podem ser cobrados. Como no carnaval, os bancos fecham as portas na segunda e terça-feira, dias 4 e 5 de fevereiro, as contas com débito entre os dias 2 e 5 de fevereiro, que só podem ser pagas no bancos devem ser aceitas sem qualquer multa até o dia 6 do mesmo mês, já que os bancos abrem depois do meio-dia.

Caso o débito tenha que ser pago diretamente em lojas ou estabelecimentos comerciais a regra muda. "Se o local em que deve ser feito o pagamento estiver aberto, o dia conta como útil. Nesses casos, o consumidor deve ligar para o local para saber se ele vai abrir em algum dia do carnaval", explica a advogada do Procon de Juiz de Fora, Cláudia Maria Lazzarini.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.