• Assinantes
  • Autenticação
  • Seus Direitos

    Portabilidade numérica movimenta lojas de celular em JF Consumidores querem saber das operadoras de celular como migrar para outra empresa e manter o número. Alguns já solicitam a troca de operadora


    Daniele Gruppi
    Repórter
    05/11/2008

    As lojas de operadoras de celular em Juiz de Fora registram aumento no movimento com a vigência da portabilidade numérica para telefonia fixa e móvel nas regiões com DDD 32. No primeiro dia de implantação, na última segunda-feira, dia 3 de novembro, os estabelecimentos receberam, em média, cinco pedidos de migração. O índice de pedidos se repetiu no dia seguinte.

    A portabilidade é o benefício que permite mudar de operadora, sem trocar o número de telefone. Segundo o gerente de um estabelecimento, Denilson Martins, a expectativa é de que crescimento nas solicitações da portabilidade aumente ainda mais. "Nas regiões de DDD 37, numa cidade de 40 mil habitantes, recebemos 300 solicitações em um mês. Acredito que esse processo vai ser mais intenso em Juiz de Fora."

    Martins afirma que um dos receios das pessoas para pedir a migração é em relação ao período de carência com a operadora de origem. "A portabilidade é uma mudança no registro e não isenta o cliente da fidelidade contratual. Caso esteja prevista alguma multa por quebra do contrato, essa será aplicada", explica.

    Para ele, muitos clientes ficavam presos às operadoras com medo de perder seus números. "Muitos profissionais não podiam se desfazer dos números por causa de contato de trabalho. A vantagem da portabilidade e também do desbloqueio é proporcionar mais liberdade."

    Foto de celulares Segundo a vendedora Rafaela Pires de Freitas, o principal questionamento dos clientes é saber para qual operadora a pessoa está ligando, já que as iniciais do número não remetem mais a uma determinada empresa.

    A vendedora explica que basta entrar em contato com a operadora. Ela informará se o número desejado está na mesma rede. Algumas operadoras estão implementando um aviso sonoro identificando se o número de destino pertence à mesma operadora de origem. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em sua resolução, obriga as operadoras a criarem formas para que os clientes possam reconhecer o telefone.

    Para tentar atrair os clientes, as operadoras reforçam os pacotes promocionais. Martins revela que a operadora em que trabalha foca em serviços e oferece descontos na fatura e bônus em minutos. Rafaela afirma que ao optar pela operadora para qual trabalha o cliente de plano pós-pago ganha mais mil minutos por mês e o de pré-pago se enquadra na promoção de vigência na loja.

    A consultora de vendas de outra operadora que não pôde se identificar diz que a empresa oferece descontos em aparelhos e pode parcelar o aparelho na conta. A Anatel fixa a taxa máxima de R$ 4 pelo serviço, mas todas as operadoras com atuação em Juiz de Fora têm realizado a migração gratuitamente.

    Os diferentes apelos das operadoras fizeram com que o técnico de projetos, Alexandre Magno, 37 anos, percorresse as lojas, pesquisando qual empresa oferece os serviços que melhor lhe atende. Ele quer mudar o seu plano para tentar reduzir suas despesas e, com a implantação da portabilidade para o DDD 32 não vai mais precisar trocar de número, caso migre para outra operadora. "Alterar o número é sempre complicado devido aos contatos que temos."

    Como solicitar a portabilidade

    Foto de pessoa olhando vitrine de loja de celular Para solicitar a portabilidade, o usuário deve entrar em contato com a operadora de destino, informando dados pessoais e seu número de telefone. O usuário vai receber um número de protocolo da solicitação, e os dados informados serão validados com a prestadora atual em até um dia útil após a solicitação.

    Em seguida, a nova prestadora agenda a habilitação do serviço com o usuário e informa os procedimentos para a ativação do número. Depois, deve-se aguardar duas horas para poder utilizar o telefone, já com a nova operadora.

    Só conseguem permanecer com o número, no entanto, pessoas que realizarem migrações dentro do mesmo código de área. A mudança é efetivada em cinco dias após o pedido e a entrega dos documentos requisitados. Os clientes ainda têm dois dias úteis para pedir o cancelamento.

    Segundo Martins, o usuário em débito com a operadora também pode pedir a portabilidade. Entretanto, as operadoras de telefonia móvel podem restringir as opções de planos de serviço a serem escolhidos pelo novo usuário caso ele esteja inadimplente. O pedido pode ser negado se houver divergência nos dados cadastrais, se o número da linha estiver inativo ou não existir e se o número já estiver em outro processo de portabilidade.

    Possibilidades de mudança

    Na telefonia fixa, os clientes podem:

    • mudar de endereço, sem mudar de operadora, desde que seja na mesma Área Local;
    • mudar de operadora sem mudar de endereço;
    • mudar de endereço e de operadora, desde que na mesma Área Local;
    • mudar de plano de serviço sem mudar de operadora.

    Na telefonia móvel, os clientes podem:

    • mudar de operadora dentro da mesma Área de Registro (DDD);
    • mudar de plano de serviço.
    Avaliação Anatel

    Foto de um celular A Anatel avialou positivamente a implantação da portabilidade disponível desde o dia 1º de setembro para os DDDs 14, 17, 27, 37, 43, 62, 67 e 86. Apesar de algumas operadores terem pedido o adiamento da medida, a Anatel informa que todas as operadoras têm estrutura para oferecer o serviço, já que tiveram prazo de ajustes no sistema antes da implementação.

    Com relação a problemas que estavam acontecendo no encaminhamento de chamadas, como linhas livres que davam ocupadas, a agência alega que é prematuro apontar a portabilidade como causa e afirma que essas situações já ocorriam antes da medida. Em seu site, a Agência informa que "todo o Brasil estará coberto pela portabilidade nas telefonias móvel e fixa a partir de 2 de março de 2009."

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.