Reflexologia Podal
A t?cnica da medicina chinesa pode curar, prevenir e evitar doen?as. Tudo porque os p?s s?o o espelho do corpo e da alma

Fernanda Leonel
09/05/2006

O endocrinologista Gilson Jos? de Oliveira fala dos mitos que existem na rela??o entre obesidade e tire?ide. Clique no ?cone ao lado e assista ao v?deo!

Veja!

Os n?meros podem assustar, mas s?o o resultado das primeiras conclus?es de um estudo aleat?rio realizado pelo m?dico endocrinologista Gilson Jos? de Oliveira(foto): 80% dos juizforanos s?o obesos ou podem chegar a obesidade nos pr?ximos anos.

A pesquisa vem sendo realizada pelo m?dico que coleta dados a partir da an?lise das pessoas que frequentam o seu consult?rio. Como destaca Gilson de Oliveira, o estudo pretende ser um prospecto baseado em observa?es e ainda precisa de passar por algumas an?lises, mas j? pode apresentar algumas caracter?sticas importantes que dizem respeito ? obesidade dos juizforanos.

Algumas j? poss?ves de serem divulgadas dizem respeito ? rela??o alimenta??o versus classe social e faixa et?ria. A maioria dos juizforanos obesos est?o concentrados nas classes sociais mais altas, nas quais h? maior possibilidade de aquisi??o de alimentos para ingest?o. Alimentos carregados de gorduras e a?cares, de maior valor cal?rico, na maioria das vezes est?o entre os de remarca??o mais alta no supermercado.

Outra conclus?o diz respeito aos jovens. Filhos de adultos que possuem h?bitos alimentares irregulares t?m maior tend?ncia a se alimentarem pior que outros jovens. Se eles vivem como dependentes finaceiros ou dentro da casa dos pais a situa??o pode ser ainda pior.

Mas afinal, o que ? obesidade?

O conceito de obesidade est? relacionado ao ac?mulo excessivo de gordura no corpo. Esse excesso, que n?o ? necess?rio para nenhuma fun??o, gera compica?es para o organismo e pode acarretar em doen?as doen?as.

Mas ? preciso ficar atento para n?o confundir uma barriguinha mais avantajada com obesidade e nem deixar que essa doen?a passe despercebida. Para chegar a essse diagn?stico, os profissionais levam em conta algumas tabelas e n?meros base.

No caso do endocrinologista Gilson de Oliveira, o c?lculo ? baseado no ?ndice de Massa Corporal (ICM), que divide o peso em quilos pela altura ao quadrado da pessoa (veja o quadro a seguir)