Pudim de Mandioca Em ?poca de festas juninas, nada melhor do que
retomar as receitas da vov?

Renata Cristina
Rep?rter
15/06/2007
ACESSA.com multim?dia:
Leia mais:
  • Caderno S? Sabor
  • Especial de Inverno
  • O pudim surgiu na Inglaterra e era feito com uma mistura de trigo e leite. A receita original utilizava am?ndoas, ameixas, uvas passas, damascos, farinha de rosca, farinha de trigo, laranja, melado, a?car mascavo, conhaque, margarina, especiarias, ovos e frutas cristalizadas. Tudo isso, para criar uma refei??o exclusiva na noite de Natal, feita por cada membro da fam?lia e apreciada por todos.

    Receita vai, receita vem, o pudim tipicamente brasileiro n?o poderia deixar de ter ingredientes de nossa terra. A base para a mistura permanceu com a farinha, mas a nossa culin?ria foram incorporados a mandioca, queijo, leite, coco e outras del?cias.

    Se os ingleses faziam a mesa para comer o pudim de ameixas com ch?, a fam?lia mineira sentava-se com os amigos, vizinhos e convidados para degustar o pudim de mandioca com um cafezinho fresco, ? claro!

    N?o h? sinais de onde tenha surgido essa iguaria, mas que, certamente, ela foi criada por alguma vov?, em uma fazenda do interior, ningu?m tem d?vidas.

    Quem vai nos ensinar o passo-a-passo ? a nossa culinarista de plant?o Luzimar Evaristo que trouxe essa rel?quia de um caderno de receitas da fam?lia. "Temos uma colet?nea de pratos feitos por uma tia", explica.

    Segredos na hora de fazer

    Pudim retirado do forno Como este prato ? a base de mandioca, Luzimar aconselha que se retire o amido, para que a massa n?o fique muito empa?ocada. Para isso, deixe a mandioca ralada de molho na ?gua e v? espremendo de tempos e tempos, retirando o l?quido esbranqui?ado do recipiente.

    O passo-a-passo da receita ? bastante simples, pois basta bater todos os ingredientes no liquidificador e levar ao forno. Para dar um toque especial no pudim, voc? pode untar a f?rma com manteiga e canela em p?. Um coador pequeno auxiliar? voc? a polvilhar a canela. Jogue-a de forma irregular para causar uma apar?ncia suculenta quando for servir.

    Na hora de colocar o pudim para assar, ? importante deix?-lo em banho maria, ou seja, embaixo de um recipiente com ?gua, para n?o queimar o fundo. O forno deve estar em fogo baixo. Com cerca de 30 minutos, ele j? vai ganhando consist?ncia e o ponto certo para a retirada ? quando a massa fica levemente dourada (foto ao lado). Espere resfriar para retirar o pudim do forno. Sirva com calda de chocolate e bom apetite!

    Outras receitas com milho


    Acesse as receitas do S? Sabor!
    Clique aqui e cadastre suas receitas.