Torta de cebola mantêm a saúde do corpo. Aprenda a preparar

Por

Joana Kamil 22/10/2011

Torta de cebola mantém a saúde do corpo e agrada a qualquer paladar

A cebola é a preferida na cozinha e a base de todos os temperos. Combina com quase todas as receitas e oferece um sabor mais do que especial aos pratos. A cebola pode ser considerada uma aliada do sistema imunológico, isso acontece com a ação dos seus sais minerais, como o fósforo, ferro e cálcio, e não podemos esquecer as vitaminas do complexo B e a vitamina C.

As cebolas são recomendadas para problemas estomacais e intestinais, além de sua ação diurética, o que beneficia o funcionamento dos rins. Um tipo de cebola com propriedades funcionais é a cebola roxa. Rica em flavonóides e antioxidantes, pode ser considerada uma aliada da beleza pois previne o envelhecimento precoce da pele.

A ação antioxidante de combater os radicais livres e aumentar a imunidade do organismo se dá pela presença dos flavonóides na cebola roxa, essa substância que é responsável pela cor roxa. Seu consumo diário reduz os níveis de doenças cardiovasculares por eliminar as placas de gordura das artérias.

Ingredientes
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 pote de iogurte natural desnatado
  • Gema para pincelar
  • 4 cebolas brancas
  • 2 cebolas roxas
  • 1 xícara de salsinha picada
  • Sal a gosto
Passo a passo

Para o preparo da massa, misture a farinha e o iogurte com as mãos. Adicione em seguida a manteiga. Deixe a massa descansar por 20 minutos coberto com pano de prato.

Para o preparo do recheio, fatie as cebolas bem fina, use um fatiador. Refogue as cebolas com um fio de óleo composto e tempere com sal a gosto, tampe e deixe suar. Adicione a salsa picada. Reserve e deixe esfriar.

Abra metade da massa no pirex e coloque o recheio. Com a outra metade, abra em uma superfície enfarinhada ou em um plástico e tampe a torta. Pincele com a gema e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 50 minutos ou até dourar.



Joana Kamil é especialista em Nutrição Funcional, colaboradora do livro nutricional funcional. Atendimento em consultório, personal diet, consultoria, dinâmicas de grupo
empresarial, palestras e treinamentos.