Aprenda a fazer uma deliciosa massa caseira de macarrão

Cláudia Figueiredo Cláudia Figueiredo 11/06/2016

Hoje é dia de MACARRÃO!!!!
Ai que delícia!. São inúmeras as possibilidades de cortes, recheios e molhos.
Quer aprender a fazer uma boa massa artesanal caseira? Então, é preciso colocar as mãos na massa, literalmente.
Vamos lá.
Massa Caseira
Para uma boa massa caseira, a proporção do macarrão caseiro é de um ovo (médio para grande) para cada 100 g de farinha de trigo (de boa qualidade, por favor). Para preparar a massa, faça um montinho com a farinha, em superfície lisa e limpa. Cave um buraco no meio do montinho, formando uma espécie de vulcão. Coloque ali, cuidadosamente, o(s) ovo(s).

Com um garfo, comece a mexer os ovos, incorporando um pouquinho de farinha de cada vez (momento paciência e delicadeza). De tanto rodar o garfo em círculos, em dado momento, a massa ficará grudenta e você vai achar que não vai dar certo. Calma, vai dar! É só colocar as mãos na massa.

Sove a massa, abrindo-a e fechando-a com a palma da mão, incorporando o restante da farinha no caminho até formar uma massa bem lisinha e que não grude mais nas mãos. Faça uma bola com a massa, envolvendo-a em filme plástico e deixe-a descansar por 30 minutos.

Passado este tempo. Corte a massa ao meio, depois em quatro pedaços e forme quatro bolas menores para conseguir esticar com mais facilidade. Guarde as bolinhas em plástico enquanto aguardam.
Abra a massa com um rolo, garrafa, o que for, ou em máquina própria, se tiver. Corte a massa no formato desejado e armazene sem que grude. Massas longas podem ser penduradas numa espécie de varal.

Cozinhando a massa

A massa artesanal caseira fresca cozinha rapidamente. Coloque água para ferver numa panela grande e funda (a maior que tiver em casa). Adicione sal à gosto e só. Não coloque nenhum tipo de óleo, pois a massa o absorverá e ficará difícil do molho “grudar” na massa depois. Em menos de 5 minutos, a massa estará cozida. Retire, escorra (não lave) e mergulhe logo no molho de sua preferência que já deve estar aquecido.

Agora, sim, se quiser, regue com um bom azeite, finalizando com queijo ralado.

Como calcular

Massas frescas absorvem muito menos água. Isso significa que ganham muito menos peso se comparadas às massas secas. No caso de massas frescas o ideal é calcular entre 200g e 300g por pessoa se servida como prato único e entre 120g e 180g se acompanhada por carne, peixe ou ave.

Massas de formato pequeno rendem menos. É uma boa ideia usar massas grandes quanto tiver muita gente!

Como guardar

Se você quiser guardar a massa que fez. Deixe-a secando (sem cozinhar) por, no mínimo, 24 horas. Coloque-a em saco hermeticamente fechado e leve para a geladeira por até 3 dias ou ao congelador por 3 meses. Quando for prepará-la, é só repetir as instruções do cozimento.

Quando preparar sua receita, compartilhe em suas redes sociais marcando #comclaudinha

Um beijo e um brinde.
Claudinha


Cláudia Figueiredo é Jornalista e Radialista apaixonada por gastronomia
Mestre em Comunicação
Autora de livros sobre culinária
Site: www.gastrocomamor.com.br

Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

ACESSA.com - Aprenda a fazer uma deliciosa massa caseira de macarr?o