• Assinantes
  • Autenticação
  • Só Sabor
    Cláudia Figueiredo Cláudia Figueiredo 6/08/2016

    Saiba como escolher e preparar feijão

    O vilão do prato do brasileiro, nos últimos tempos, o feijão, pode até andar sumido da hora do almoço, mas faz falta e há quem não abra mão dele. Afinal, quem não gosta de um bom prato de arroz com feijão, bem fresquinho e temperado?

    Na hora de comprar, verifique a data de empacotamento e de validade para os feijões que vêm ensacados ou certifique a textura dos grãos através de uma leve mordida, se estiverem sendo vendidos a granel. Se partirem facilmente, são novos. Se estiverem duros demais, são velhos e podem demorar muito para cozinhar.

    Antes de cozinhá-los, espalhe a quantidade desejada em cima de uma mesa e escolha os grãos, dispensando os feios, defeituosos e as pedrinhas, que costumam vir agregadas. Depois, lave os grãos e deixe de molho por 12 horas para amolecê-los.

    Há duas maneiras de cozinhar o feijão: na panela comum ou na panela de pressão. Seja onde for, descarte a água em que ele ficou de molho e coloque uma nova água para cozinhá-lo.

    Cozinhando na panela comum

    Coloque o feijão e a água (para cada xícara de chá de feijão use 3 de água), tampe a panela e depois que a água começar a ferver espere 1h30, confira se os grãos estão macios e se estiver é hora de temperar.

    Cozinhando na panela de pressão

    Coloque o feijão e a água (para cada xícara de chá de feijão use 3 de água), tampe a panela e depois que ela começar a chiar conte 25 minutos (para feijão novo) ou 30 a 45 minutos (para feijão velho).

    Espere a panela esfriar e retire a pressão levantando a válvula com um garfo. Tem quem coloque metade da panela em baixo da torneira para esfriar. (Nunca abra a panela quente e com pressão).

    Pegue alguns grãos e veja se eles estão macios se você conseguir amassar com um garfo sem esforço ele está no ponto, se não, volte para o fogo sem a tampa e deixe cozinhar por mais alguns minutos.

    Assim que esfriar, pode dividi-lo em potes e guardar por 3 meses no freezer ou congelador. Deixe para temperá-lo no dia que for comer, para que fique com sabor de fresco.

    Como temperar feijão

    Para cada 1 xícara, use meia cebola pequena em cubos, 2 ou 3 dentes de alho amassados, 1 colher de chá de sal e 1 colher de azeite, basta refogar tudo no azeite em uma panela separada, quando refogar pegue 1 concha de feijão com caldo e jogue na panela do refogado e amasse com a concha ou um amassador de batatas. (Amassando o feijão você expõe sua polpa onde contem amido e ajuda a engrossar o caldo).

    Deixe ferver e devolva para a panela do feijão, misture bem e adicione 1 folha de louro se desejar pode fritar linguiça ou bacon e colocar também, agora espere cerca de 10 minutos para que o caldo engrosse. (Importante mexer de vez enquanto para não grudar e queimar).

    Agora já sabe, prepare seu feijão preferido, poste nas redes sociais e marque a hastag #comclaudinha

    Um beijo e um brinde
    Claudinha Figueiredo


    Cláudia Figueiredo é Jornalista e Radialista apaixonada por gastronomia
    Mestre em Comunicação
    Autora de livros sobre culinária
    Site: www.gastrocomamor.com.br

    Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.