• Assinantes
  • Autenticação
  • Só Sabor
    Você tem colesterol alto? Então cuidado, hein!
    Cardápio a base de soja e alimentos bem leves

    Ludmila Gusman
    08/08/03

    Nesta sexta-feira, dia 8 de agosto, comemoramos o Dia Nacional do Combate ao Colesterol. E, nada melhor para lembrar a data que entender a doença e ficar atento para que ela não seja a causadora de outros problemas mais sérios à sua saúde.

    Que tal começar por uma alimentação equilibrada, baseada em muitas frutas e saladas? Não vale encarar isso como um sacrifício, o mais importante é pensar que você estará fazendo um bem enorme à sua saúde. Só no Brasil são mais de 300 mil mortes por ano, provocadas por vida sedentária, tabagismo, estresse e alimentos gordurosos.

    Para que você não entre na onda dessa triste estatística, além de cultivar uma vida saudável, nada é mais indicado do que melhorar a alimentação. Os chamados alimentos funcionais não só garantem uma vida saudável hoje, como também uma verdadeira qualidade de vida no futuro.

    Cardápio do Só Sabor:
    Confira algumas sugestões que separamos para você que está preocupado com a saúde e quer manter a alimentação equilibrada.

    Soja
    Até bem pouco tempo, ela era conhecida apenas pelos vegetarianos. Ganhou status de alimento saudável, mas ainda está longe de ser tão popular quanto os tradicionais arroz e feijão...

    Clique aqui para ler a matéria

    Tudo light
    Manter a forma, ficar sempre esbelto sem nenhum pneuzinho. Este é o sonho de muitas pessoas. Mas como resistir aos prazeres da gula em prol de um corpinho enxuto? ...
    Clique aqui para ler a matéria




    Estou com o colesterol alto?
    Dependendo em que nível está o colesterol, e se a pessoa tem outros fatores de risco de doença cardíaca, será preciso um controle maior. O melhor nível do colesterol total é abaixo de 200. Se estiver entre 200 e 239, significa que a pessoa tem algum risco e precisa procurar ajuda médica. Já os níveis de 240, ou superiores significam o aumento de risco de doença cardíaca. É preciso se cuidar!

    Quem sofre da doença é deve seguir os seguintes cuidados:

    Preferir: Carnes brancas, frango sem pele, peito de peru e chester, peixes (pescada, sardinha fresca, atum fresco, linguado, badejo, salmão, merluza, arenque), clara de ovo, carnes vermelhas magras (lagarto, coxão mole e duro, alcatra, patinho, maminha, filet mignon, músculo), tirar a gordura antes de cozinhar (até 3 vezes por semana). Dar preferência às preparações assadas, cozidas, ensopadas ou grelhadas. Legumes e verduras (ideal em todas as refeições). Arroz branco, arroz integral, batata cozida, macarrão* com molho de tomate sem gordura (* 2 vezes por semana). Feijão, lentilha, grão de bico, soja, feijão branco, feijão seco, milho verde. Leite desnatado e iogurte desnatado. Pães integrais, cereais integrais, aveia. Queijos brancos magros, ricota, queijo cottage, requeijão light. Margarinas cremosas e cremes vegetais. Óleos vegetais: canola, girassol, milho, soja, azeite de oliva. Não reutilizar óleo. Em bolos e tortas utilize óleo vegetal rico em gordura monoinsaturada (canola), ao invés de banha, gordura vegetal hidrogenada ou manteiga. Nozes, castanhas, avelã, amendoim (com moderação, pois são muito calóricos). Chás, café filtrado, água mineral, sucos sem açúcar. Sobremesas: frutas com casca, frutas em calda, doce de fruta caseiro, gelatina, pudim com leite desnatado.

    Evitar: Leite integral, creme de leite e derivados. Manteiga, queijos amarelos, maionese, molhos prontos para salada. Bacon, banha de porco. Fígado, coração, língua, miolo, pé, moela, pele dos animais, gordura aparente das carnes. Picanha, cupim, contra-filet, carne de porco. Lingüíça, salsicha, hambúrguer. Presunto, mortadela, salame, copa, salsichão, patês enlatados. Frutos do mar (mariscos, ostra, lula, camarão, lagosta). Salgadinhos de pacote. Pastel, folhados, pães recheados, biscoitos amanteigados. Gordura de coco, azeite de dendê, gordura vegetal hidrogenada. Gema de ovo (2 gramas por semana - cuidado com o ovo em preparações). Frituras e preparações à dorê, fora de casa. Sobremesas: sorvetes de massa, quindim, fio de ovos, doces com coco, bolos recheados, chocolates, cremes e chantilly.

    Clique aqui para saber outros cuidados

    Tabela de Limites de Colesterol
    Colesterol Total Colesterol Ruim (LDL) Colesterol Bom (HDL)
    Alto Acima de 240 Acima de 160 Quanto maior o nível, melhor
    Limítrofe De 200 a 239 De 100 a 130 Quanto maior o nível, melhor
    Desejável Abaixo de 200 Abaixo de 100 Acima de 40


    Leia mais:
    A soja na alimentação
    Alimentos Funcionais - parte I
    Alimentos Funcionais - parte II
    Alimentos Funcionais - parte III

    A Melhor Internet Está Aqui

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.