• Assinantes
  • Autenticação
  • Só Sabor

    Dicas importantes com tomate seco

    :::27/08/04

    Foto site:
www.cordazzos.com.br/ receitas/receitas.php Criatividade aliada ao sabor. Quando o assunto é culinária, essa é a união perfeita. Ainda mais quando se trata de um pequeno detalhe, que pode mudar todo o paladar de uma receita. Assim acontece com o tomate seco, o exótico e saboroso fruto, que veio da América Central e começou a ser apreciado no Brasil, a partir das décadas de 60 e 70.

    A culinarista, Cristina Dutra, aposta na iguaria em suas receitas e garante que ela pode ser utilizada em grande parte dos pratos, tais como antepastos, canapés, salgados, risotos, massas, pizzas e até mesmo, nas carnes de vaca, peixe, frango e porco.

    Iguaria refinada
    O processo de desidratação do tomate acontece de forma artesanal e dura em média, de três a cinco horas. Por esse motivo, o tomate seco adquiriu status nas mesas de todo mundo, e pode ter um preço bem amargo.

    Foto site:
http://www.cvplus.com.br/tomate-seco.jpg
    Todo esse esforço pode ser recompensando, com receitas refinadas e nem um pouco tradicionais. No caso da culinarista, ela apostou no Risoto de Rúcula, Tomate Seco e Mussarela de Búfala e garante: "é uma receita exótica e diferente, porém de fácil execução".

    Há muitas combinações que ainda podem ser feitas, e o ideal é apostar na inovação. Nesse caso, que tal um Risoto de Abobrinha com Tomate Seco? Ou então, um Penne com Tomate Seco e Rúcula, Filé Mignon ao Molho de Tomate Seco ou uma Torta de Cebola?


    Se você prefere uma deliciosa entrada, pode apostar em uma Mousse de Tomate Seco.

    Dicas da Culinarista

    Foto site: www.dgpc.min-agricultura.pt Cristina Dutra nos atenta para a conservação e armazenamento do tomate seco: "devemos ter alguns cuidados, pelo fato dele ser artesanal, isto é, não se leva nenhum produto químico. Se não obedecermos os cuidados ele pode se deteriorar", diz.

  • Sempre armazenado na geladeira ou freezer.

  • Não se pode recongelar. Por isso que é vendido em porções de 500 gramas. Assim ele poderá ser congelado e descongelado mais rapidamente. Se for no microondas, retire a tampa da embalagem, coloque a vasilha sobre um prato e digite no seu forno 1.30'- Alta- TE: 2' e se for necessário digite mais 1', para que se descongele por igual. Ressaltando, que a embalagem descongelada, não poderá ser recongelada. A textura fica totalmente modificada.

  • Se for na geladeira, tem que programar , de um dia para o outro, o descongelamento lento. Nada de colocar no sol ou de baixo da água para acelerar o descongelamento.

  • Se retirarmos alguns tomates e o que ficou no pote flutuar, devemos cobrir com azeite, para que não mofe.

  • Aquele tomate retirado da embalagem, não poderá jamais voltar para o pote.

  • Sempre guardado na geladeira, depois de aberto. E o ideal é que se consuma bem rápido esta porção. Por isto o motivo da venda em potes menores. Os de balde são industrializados e de textura bem diferente. Mais seco.

  • Este pode ser degustado "puro". Tente aquecer uma xícara de azeite extra virgem 30' -alta no microondas, e sirva com tomate seco e uma fatia de pão de gergelim. Uma taça de vinho de boa qualidade. Será um perfeito casamento!

  • O cliente quer sempre rapidez e este tomate tão especial, vai criar um clima para que possa saborear de uma maneira especial!

  • Para ler o crédito das fotos, passe o mouse sobre elas

    *Colaborou: Renata Silva, estudante do 7º período da Faculdade de Comunicação da UFJF



    Acesse as receitas do Só Sabor!
    Clique aqui e cadastre suas receitas.


    Cristina Dutra é consultora de Culinária,
    ministra Cursos de Congelamento,
    Microondas e culinárias variadas.
    Saiba mais, clicando aqui!


    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.