• Assinantes
  • Autenticação
  • Festa Junina

    Bolo cremoso de milho Os quitutes tipicamente mineiros não podem faltar durante as festas juninas

    Renata Cristina
    Repórter
    09/06/2007
    ACESSA.com multimídia:
    Leia mais:
  • Caderno Só Sabor
  • Especial Caldos
  • Os quitutes tipicamente mineiros não podem faltar durante as festas juninas. Nessa hora, o caderno de receitas da vovó transforma-se em uma relíquia pra lá de cobiçada. Os pratos ricos de sabor e histórias são atrações únicas nas comemorações de inverno.

    Fogão à lenha, simplicidade e o modo caseiro de lidar com a cozinha garantem um tempero especial a essa mistura. Milho, canjica, feijão, leite, ovos e tantos outros ingredientes do fundo do quintal são as estrelas da noite.

    A história conta que, como os primeiros ocupantes das Minas Gerais estavam interessados em enriquecer rapidamente, faltava tempo para a cozinha, em pleno século XVIII. Daí, surge o interesse pela comida caseira, que utilizava os produtos da terra.

    Os pães e bolos, sempre acompanhados de um cafezinho, tornaram-se fiéis representantes deste costume de comer rapidamente algo "forte", "que sustenta", como os mineiros mesmo dizem. Para relembrar as receitas da roça, vamos ensinar o passo-a-passo do "Bolo Cremoso de Milho", com os segredos da nossa culinarista de plantão, Luzimar Evaristo.

    Dicas na hora de fazer
    Tutu com linguiça e torresmo

    Para fazer o bolo cremoso de milho, Luzimar aconselha a farinha em flocos. Ela pode ser encontrada nos supermercados e casas do gênero e, às vezes, vem com o nome de "farinha de milho amarela em flocos".

    É necessário umidecê-la antes de começar a execução da receita. Um copo de água pode ser misturado à farinha, deixando-a mais úmida e com uma melhor dissolução na panela.

    Logo após a fervura do leite, acrescente a farinha e prepare o bolo. De acordo com a culinarista, o ponto correto para a retirada da massa é quando estiver desgrudando da panela. Não se preocupe com as "bolinhas empelotadas" do milho. Durante o cozimento no forno, elas irão se dissolver e deixarão o bolo cremoso.

    Depois de assar, decore com coco ralado. Para acompanhar, Luzimar recomenda uma calda de chocolate. Corte uma fatia bem farta, como manda a tradição mineira, e jogue a calda ainda fervendo. Bom apetite!

    Outras receitas com milho


    Acesse as receitas do Só Sabor!
    Clique aqui e cadastre suas receitas.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.