• Assinantes
  • Autenticação
  • Só Sabor

    Inovando a culinária com sabor de tradição O hambúrguer de lingüiça defumada dá toque mineiro ao fast food

    Marinella Souza
    Colaboração*
    05/10/2007

    Pegue uma iguaria genuinamente mineira, acrescente a criatividade típica do brasileiro, misture o empreendedorismo e a competência de um homem corajoso, leve ao forno e pronto! Você terá o hambúrguer de lingüiça defumada, invenção exclusiva do proprietário de uma lanchonete situada na movimentada Rua São João.

    Mistura daqui, mexe dali, huuumm... esse papo todo de receita te deu fome? Que tal aquele arroz com feijão, angu e lingüiça? Não dá tempo? E pra um sanduíche rápido, dá? Se você pensa que não dá pra comparar fast food com comida caseira é porque não conhece o hambúrguer de lingüiça defumada!

    É isso mesmo, sua fome não o deixou tão tonto a ponto de confundir sua visão, você leu certo, existe, sim, um hambúrguer de lingüiça defumada! E é de "lamber os beiços!" E o melhor: é fácil de fazer, como você verá a seguir. Mas antes, controle um pouco seus impulsos para sabe de onde vem essa mistura de tradição e modernidade. Motivados pelo gosto por uma culinária simples, que tivesse a cara do povo mineiro, o empresário Luíz Augusto Prata e sua esposa, a psicóloga Bianca Lopes Fortes, inauguraram, em 1995, uma lanchonete cujo carro chefe fosse os sanduíches rápidos, sem perder o referencial mineiro.

    O tempo passou e provou que inventividade é um excelente fermento: que era uma idéia despretensiosa, transformou-se em um estabelecimento de sucesso, cujo diferencial está na fabricação própria do embutido utilizado na confecção de seus sanduíches.

    Feito artesanalmente

    Luiz Augusto fabrica artesanalmente sua matéria-prima, que leva um tempero guardado a sete chaves. Considerando que tempo é uma artigo cada vez mais raro no dia-a-dia dos brasileiros, refeições rápidas são a melhor pedida em qualquer cardápio e se elas puderem trazer um pouquinho do sabor da comida caseira, então, viram um verdadeiro banquete!

    Apesar de ser um prato de preparo simples, que Bianca jura não ter nenhum "pulo do gato", o hamburguer de lingüiça tem atraído comilões de toda a cidade e, você poderá fazer essa iguaria aí mesmo na sua casa.

    Não se iludam, não será dessa vez que Luiz Augusto contará o segredo do misterioso tempero, mas você saberá como montar um sanduíche rápido e muito gostoso. Mas a cozinheira Márcia Presciliana, mostrará como ingredientes simples como tomate e rúcula e um molho sem muito requinte, à base de alho e cebolinha, presentes em toda cozinha, se transformam em um sanduíche de sabor surpreendente. Já está sentindo o gostinho? Então, dê-se apenas mais 20 minutinhos e sirva-se à vontade!

    Ingredientes:
      pratos com os ingredientes da receita do hamburguer
    • 1 unidade de hamburguer defumado
    • 1 fatia de queijo prato
    • rúcula
    • tomate
    • pasta de ervas finas ou de tomate seco
    • pão de hamburguer com gergelim
    • molho especial de alho e cebolinha
    • batatas ou polentas fritas
    Modo de fazer:

    Frite o bife de hambúrguer com pouco óleo, passe o queijo rapidamente pela frigideira para dar uma leve derretida, passe a pasta escolhida no pão, acrescente a rúcula , o tomate e o bife, use o molho de alho e cebolinha à vontade. Sirva com as batatas ou polentas fritas Dica da márcia: utilize a rúcula picada, isso facilitará a degustação

    Para imprimir esta receita, clique aqui

    *Marinella Souza é estudante de Comunicação Social da UFJF


    Acesse as receitas do Só Sabor!
    Clique aqui e cadastre suas receitas.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.