• Assinantes
  • Autenticação
  • Só Sabor

    Bella Broa Solidariedade é o principal ingrediente desta broa recheada. Tenha certeza de que receberá muitos elogios

    Marinella Souza
    Colaboração*
    05/12/2007

    A Bella Broa não é uma broa comum, ela tem uma massa macia, um aspecto bonito, um cheiro delicioso, um sabor incomparável e ... recheio. Isso mesmo! A broa leva recheio, inicialmente, era de banana, mas o novo sabor, de goiabada, tem encantado os consumidores.

    A culinarista, Maria das Mercês Duarte Horta, conhece essa receita desde menina e resolveu popularizá-la em nome de uma boa causa. Mercês conta que a Bella Broa é uma tradição de família. "Minha mãe aprendeu com minha avó que, com certeza, deve ter aprendido com a mãe dela também", explica orgulhosa.

    A culinarista conta que sempre gostou de cozinhar e quando começou a fazer trabalho voluntário em um grupo espírita que cuida de portadores do vírus da Aids, escolheu a cozinha para ajudar. "No início, a gente organizava jantares, a idéia da broa surgiu depois", relembra.

    Fabricar a broa comercialmente foi uma alternativa encontrada pela instituição a fim de angariar fundo para oferecer um trabalho com mais qualidade para os enfermos e fazer melhorias na sede.

    Foto de Maria Mercês Para Mercês, a broa representa muito mais do que um alimento saboroso. "É a continuidade da tradição da minha família e é muito gratificante poder ajudar essas pessoas que passam por uma situação tão difícil", revela.

    Bons resultados

    O sabor da Bella Broa é tão especial que hoje ela é vendida para bancos, hospitais, empresas, sem falar de particulares. E não pense que essas pessoas compram só para ajudar o grupo não. A causa solidária é um dos motivos que os levam a consumir, mas não é o principal.

    Foto da Bella Broa Mara Maria Liguori de Oliveira Horta é freguesa da Bella Broa há quatro anos ou mais. Ela compra quase toda semana e garante que compra por causa da qualidade do produto. "A broa é uma delícia, o novo sabor de goiaba então é mais gostoso ainda", derrete-se. E acrescenta: "ajudar é sempre bom, mas a broa é muito gostosa mesmo!"

    E não são só os portadores do HIV que a Bella Broa ajuda. A cabeleireira Bernadeth da Consolação Braga conheceu a broa há um ano e aproveitou a qualidade do produto para aumentar a sua renda mensal e ainda ajudar o próximo.

    Foto da Bella Broa Bernadeth compra de 15 a 20 broas todas as semanas para revender no salão onde trabalha e afirma que o resultado é positivo. "A aceitação é muito boa, as pessoas gostam muito. Eu não conheço broa melhor", ressalta.

    Mercês relata que o grupo vende cerca de 200 a 230 broas por semana de todos os sabores. Além das recheadas com banana e goiabada, a tradicional também tem boa saída.

    Saiba como fazer a Bella Broa

    Você vai precisar de: Foto de alguns ingredientes da Bella Broa

  • 4 ovos;
  • 200ml de óleo;
  • 1 copo tipo requeijão de açúcar cristal;
  • 1 copo tipo requeijão de fubá;
  • 1 copo tipo requeijão de leite;
  • 1 copo tipo requeijão de farinha de trigo;
  • 1 colher de sobremesa de erva doce;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó;
  • Açúcar com canela para polvilhar;
  • Goiabada fatiada
  • Modo de fazer: Bata os ovos com o sal, acrescente o açúcar, o fubá, a farinha e o fermento em pó um de cada vez e sempre batendo bastante. Ferva o leite com o óleo e a erva doce. Junte essa mistura à massa e bata mais. Coloque metade da massa em uma fôrma untada e polvilhada com farinha de trigo. Acrescente a goiabada fatiada, coloque o restante da massa e outra camada de goiabada. Polvilhe com açúcar e canela a gosto e leve para assar durante 25 a 30 minutos.

    Um toque especial: Para ficar com uma textura mais condensada, a massa deve ser batida com colher de pau. Esse detalhe garantirá uma broa mais macia.

    Dica da Mercês: "Para que a goiabada não afunde quando você a colocar na massa, passe-a na farinha de trigo antes"


    Acesse as receitas do Só Sabor!
    Clique aqui e cadastre suas receitas.

    *Marinella Souza é estudante de Comunicação da UFJF

    A Melhor Internet Está Aqui

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.