• Assinantes
  • Autenticação
  • Só Sabor

    Quiche de atum Leve, prática e muito econômica essa receita vai deixar o seu Réveillon com cara de Europa

    Marinella Souza
    Colaboração*
    28/12/2007

    Torta salgada baseada em creme e queijos sem cobertura. Isso é a quiche. Um prato de origem alemã que faz parte da tradição européia há décadas e, até hoje, agrada os paladares ao redor do globo.

    A culinarista, Cida Gomes, considera a receita uma excelente pedida para o paladar. "Por ser um prato leve e muito suave, é muito bom para ser servido com champanhe", diz.

    Cida conta que foram os alemães quem inventaram a quiche, mas os franceses fizeram dela uma tradição. "No início era feita à base de leite e creme, os franceses acrescentaram o queijo". Mas foi na Inglaterra pós-Segunda Guerra Mundial que o prato se popularizou.

    Hoje, a torta ganhou o mundo e é sucesso garantido em todas as cozinhas. Seu preparo é fácil e muito rápido, em menos de uma hora a receita fica pronta para o consumo (veja quadro abaixo). Além disso, utiliza ingredientes tão simples que é uma opção barata para incrementar o cardápio da ceia do Réveillon e celebrar a passagem de ano em grande estilo.

    Foto de Cida Gomes Segundo Cida, não existe um tempo certo para a torta ficar pronta. "Esse tempo depende de cada forno. Para ter certeza de que ela está assada, basta fazer o teste do palitinho, como se faz com bolos: se ele sair limpo é porque está na hora de tirar do forno", ensina.

    A culinarista explica que o forno convencional assa de fora para dentro e, às vezes, a massa pode estar corada por fora, mas dentro ainda está crua, por isso a importância do teste do palito.

    Versatilidade

    Além de simples e econômica, a quiche é, também, um prato muito versátil que permite diversas variações. "Existe quiche de presunto, atum, frango, camarão e todas elas são muito saborosas", avisa.

    Foto da quiche de atum E não são só os sabores que variam. Os tamanhos também: além da fôrma grande, ela pode ser feita em formatos menores para ser servida em festas e eventos.

    A versatilidade da torta está também na forma como é servida. "Ela pode servir de entrada, de refeição, lanche e pode vir acompanhada de um prato de arroz bem soltinho também, que fica uma delícia", explica a culinarista.

    Foto da quiche de atum Cida, que trabalha com gastronomia há mais de 20 anos, conta que recebe muitas encomendas da quiche nessa época de fim de ano. "Não só para a passagem de ano, mas no Natal também as pessoas pediram muito porque é um prato leve e que agrada muito"

    Para Cida, o melhor de cozinhar, não só como ofício, mas também para a família, é perceber que o resultado saiu como o esperado. "Cozinhar é minha grande paixão, se não existe o cozinhar eu inventaria. Melhor ainda é depois do prato pronto, receber os aplausos... é uma alegria muito grande", revela.

    Saiba como fazer uma quiche de atum

    Você vai precisar de: Foto de alguns ingredientes da quiche de atunm

    Massa

  • 2 gemas;
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo;
  • 1/2 colher de chá de sal;
  • 5 colheres de sopa de manteiga;
  • 3 colheres de creme de leite
  • Recheio

  • 3 gemas;
  • 3 claras;
  • 200g de atum;
  • Restante do creme de leite utilizado na massa;
  • 1 copo de requeijão;
  • Sal a gosto
  • 3 cebolas picadas

    Modo de fazer:

    Massa

    Em uma vasilha grande grande, peneire a farinha de trigo e o sal. Faça uma cova dentro da farinha e adicione os demais ingredientes. Com a ponta dos dedos trabalhe a massa do centro para as bordas, até que a farinha esteja incorporada e a massa não grude nas mãos. Espalhe a massa numa fôrma com fundo removível.

    Recheio

    Coloque no liquidificador o creme de leite, o requeijão, as gemas e o sal. Bata o suficiente para misturar os ingredientes. Bata as claras em neve bem firme e acrescente a mistura inicial à ela. Mexa bem, adicione o atum e a cebola. Mexa mais e coloque o recheio por cima da massa. Leve ao forno por aproximadamente 30 minutos.

    O segredo da receita: Bata as claras em neve bem firmes - para garantir a textura leve - e não triture o atum e a cebola no liquidificador para manter o sabor desses ingredientes inalterado.


  • Acesse as receitas do Só Sabor!
    Clique aqui e cadastre suas receitas.

    *Marinella Souza é estudante de Comunicação da UFJF

    A Melhor Internet Está Aqui

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.