• Assinantes
  • Autenticação
  • Só Sabor

    Coffee shake Para quem gosta de um bom cafezinho e não quer dispensar este sabor no verão, é só degustá-lo em uma mistura gelada

    Sílvia Zoche
    Subeditora
    11/01/2008

    Café, esta bebida apreciada pelo mundo, com seu o aroma se espalhando pelo ambiente, algumas vezes, "escapa" da memória com a chegada o verão. "Felizes daqueles que usufruem do ar condicionado", podem pensar aqueles que sentem falta de um bom cafezinho com sequilhos no meio da tarde.

    Mas quem disse que a gastronomia, e sua infinita criatividade, não elaborou uma forma de aliar calor e café? E você não vai precisar da ajuda do ar condicionado, neste caso, porque existem diversas receitas geladas, preparadas com esta bebida aromática, que são de encher os olhos e o paladar.

    E algumas delas foram criadas em uma livraria e cafeteria de Juiz de Fora, que existe há dez anos, mas há quase quatro está nas mãos dos proprietários Izaura Rocha e Carlos Alberto Reis.

    A livraria/café foi uma espécie de "gatilho" para que os dois começassem a criar novidades na área gastronômica. "Antes, havia somente pão de queijo e o cafezinho normal. Resolvemos inovar", comenta Izaura. A partir daí, surgiram bebidas diferentes, muitas delas girando em torno dos grãos de café, como o capuccino gelado. "Vimos que o café tinha um potencial e resolvemos investir", conta Carlos Alberto.

    As pesquisas e o estudo gastronômico fazem parte da rotina do ambos e também das funcionárias, Margarida Moreira, Alexandra Ribeiro e Neiva Siano, que participam das invenções. "Procuramos dosar os ingredientes, ver o que combina, usando o consenso do que os clientes vão gostar e eles têm aprovado", garante.

    Creme chantilly sobre café expresso Entre as mais recentes, estão a bebida Ouro Preto, feito com café expresso e sorvete por cima, sem bater, com calda de chocolate; e o Malttino, de ovo maltine com sorvete. A receita que eles revelaram o segredo é do Coffee shake (veja no vídeo), feito com café expresso, calda de chocolate, licor de chocolate, chantilly, sorvete de creme e grãos de café cobertos por uma casca de chocolate.

    E para quem acha que a origem da palavra "expresso" está relacionada a rapidez -, como os trens rápidos de passageiros -, por ser servido na hora, individualmente, engana-se. A origem é da palavra italiana espressione, segundo Carlos Alberto. Por isso em seu cardápio usam "café espresso". "Que significa a alma, a expressão do café. É quase puro. É o grão torrado que recebe a água quente até 90º, que não pode ferver", afirma. Outra dica para manter o paladar suave é adoçar o café somente depois de colocá-lo na xícara. Mas Izaura enfatiza que os apreciadores do bom café, degustam a bebida pura, sem adoçá-lo.

    Para os amantes desta bebida ou para os novatos na arte de apreciá-lo, quente ou gelado, esta bebida facina paladares pelo mundo inteiro. Experimente preparar uma das receitas indicadas.


    Acesse as receitas do Só Sabor!
    Clique aqui e cadastre suas receitas.

    A Melhor Internet Está Aqui

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.