• Assinantes
  • Autenticação
  • Só Sabor

    Receita leve para os dias de folia Rápido de fazer, saudável e saboroso, o sanduíche de peito de peru é a melhor pedida para garantir energia nos dias de folia

    Marinella Souza
    Colaboração*
    25/01/2008

    As altas temperaturas provocadas pelo carnaval, combinadas com doses de bebidas alcoólicas e o pouco tempo para a alimentação pedem uma refeição leve, saudável e, claro, saborosa.

    Uma boa pedida para esta época, que exige uma boa alimentação, mas que seja de rápido preparo é um sanduíche de peito de peru bem saboroso.

    Além de delicioso, esse sanduíche é tão fácil que dá para fazer sambando. Luiz Antônio Motta, seu idealizador, conta que, assim como toda receita que comercializa em seu estabelecimento, o sanduíche de peito de peru foi testado em sua própria casa e fez o maior sucesso.

    "Há três anos eu e minha mulher, Sônia Maria, inventamos sanduíches e vamos testando os ingredientes e as quantidades em casa. Esse é bem leve, com ricota de búfala e um creme especial, excelente para os dias mais quentes".

    Foto de pedaço do sanduíche Luiz Antônio explica que o sanduíche é próprio para esses dias de folia porque alimenta e não pesa no estômago. "A pessoa vai comer e se sentir bem alimentada sem aquela sensação ruim de peso porque ele não é muito gorduroso".

    O grande segredo dessa iguaria está no creme especial que é produzido artesanalmente na própria sanduicheria. O proprietário garante que a receita é simples, mas há quem acredite que tem um toque especial nesse creme que deixa o sanduíche irresistível.

    Seja como for, o fato é que nesses dias em que não se tem tempo a perder na cozinha porque o batuque está rolando na praça e os mistérios de Momo chamam para sambar, o sanduíche é uma excelente pedida para garantir a energia.

    Espírito empreendedor

    Engana-se quem pensa que nosso personagem é um cozinheiro por profissão. Acredite se quiser, mas Luiz Antônio Motta é piloto de helicóptero!! Se você está pensando o que levou um piloto de helicóptero para a beirada do fogão, a resposta é simples: o espírito empreendedor.

    Foto do sanduíche cortado ao meio Luiz Antônio nos conta que queria montar um negócio paralelo à sua profissão. "Primeiro montamos uma loja cuja especialidade era carne, mas acabou não dando certo. Então eu comecei a perceber que não existia no centro de Juiz de Fora, uma lanchonete confortável com opções diferentes de coxinha, empada...".

    Foi também o empreendedorismo o responsável pelo referido sanduíche. A idéia de usar ingredientes mais saudáveis, menos gordurosos veio do desejo de tornar a sua sanduícheria um espaço democrático, que atendesse a todos os gostos.

    "Queríamos 'agradar a gregos e troianos', então montamos um cardápio que tem desde o sanduíche grandão de picanha, até o mais leve, como o de peito de peru. Sabemos que é difícil agradar todo mundo, mas estamos tentando".

    Ainda sobre o sanduíche

    O piloto de helicóptero conta que para o sanduíche de peito de peru ficar realmente saboroso, todos os ingredientes devem ser frescos. "Isso garante o sabor do produto e evita reações desagradáveis".

    Luiz Antônio comenta que o pão utilizado na confecção do produto é maior do que o comercializado porque também é fabricação própria. "Nós fabricamos todos os pães que utilizamos, mas o sanduíche pode ser feito com o pão de forma comum, desde que se retire a casca. Fica bem gostoso também"

    Foto do sanduíche cortado ao meio Aliás, o dublê de piloto e comerciante, dá alternativas para todos os seus segredos. Apesar de não revelar a receita tão simples de seu creme, ele adianta que substitu-io por maionese light não compromete o sabor.

    Para finalizar a produção carnavalesca de deixá-lo pronto para cair no samba, a última dica é saborear o sanduíche de peito de peru com um belo copo de suco de frutas para realçar o paladar e hidratar o organismo. E por falar nisso, lembre-se: durante a folia, beba bastante água. Álcool não tem função de hidratar o corpo.

    Saiba como fazer o sanduíche de peito de peru

    Você vai precisar de: Foto de alguns ingredientes da quiche de atunm

  • 5 fatias de peito de peru;
  • 2 folhas de alface picadas bem fininhas;
  • 1/2 tomate cortado em cubinhos;
  • Creme especial ou maionese light a gosto;
  • 2 fatias de pão de fôrma
  • Modo de fazer:

    Passar o creme (ou a maionese light) nas duas fatias de pão. Em seguida colocar o alface, as duas fatias de ricota de búfala e o peito de peru. Depois é só fechar o sanduíche com a outra fatia de pão, cortar na diagonal e deliciar-se. Agora é só cair na folia!


    Acesse as receitas do Só Sabor!
    Clique aqui e cadastre suas receitas.

    *Marinella Souza é estudante de Comunicação da UFJF

    A Melhor Internet Está Aqui

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.