• Assinantes
  • Autenticação
  • Só Sabor

    Bisteca ao molho de café Com criatividade, a tradicional bisteca mineira
    ganha ares mais sofisticados

    Marinella Souza
    Colaboração*
    04/04/2008

    Café combina com bisteca? Sim, combina! E o resultado é um sabor inusitado e muito gostoso. Para a chefe de cozinha Haline Maia (foto abaixo), a mistura do café com o salgado é o ponto alto desse prato que, acompanhado de uma farofa de milho com crosta de açúcar mascavo dá ao menu cara de Minas. A culinarista revela que para criar pratos sofisticados como esse, é preciso criatividade e ousadia na cozinha.

    Haline conta que a idéia desse prato é fazer com que ingredientes do cotidiano ganhem nova roupagem em uma receita requintada e, ao mesmo tempo, fácil de fazer. O preparo é um pouco demorado, mas se a sua intenção é impressionar a família ou a pessoa amada, vale a pena dispensar um pouquinho mais de tempo na cozinha.

    Os ingredientes são produtos simples que, combinados, assumem caráter elegante e compõem a mesa acompanhados de um bom vinho. Segundo Haline, a receita faz bastante sucesso nos cursos que ministra, porque, além de a carne suína ser muito bem aceita, a culinária segue uma tendência de produtos. "Cada época é um produto que está na moda. No momento, o que está em alta é o café, seguindo a tendência de valorizar os produtos nacionais", explica.

    Foto de Haline Maia A chefe garante que qualquer pessoa pode fazer esse prato, mesmo quem não tem muita experiência na cozinha porque a receita é simples e o resultado é um prato muito saboroso além de esteticamente bonito. Segundo ela, essa é sua maior satisfação. "Não gosto de dar show de cozinha, meu prazer é ensinar algo que a pessoa possa reproduzir. Muitas vezes as pessoas desanimam de fazer um prato com cara de restaurante porque eles são muito complicados", diz.

    O prato não tem nenhum "pulo do gato", mas se você for servi-lo com um arroz mais sofisticado, com um risoto, por exemplo, ele vai roubar o sabor do prato porque o café tem um sabor muito característico e misturá-lo com sabores mais acentuados acaba descaracterizando-o. O ideal é servi-lo com um arroz com sabor mais delicado, como o do cheiro verde.

    Foto de prato com bisteca e farofa Uma dica que Haline dá é quanto às raspas de cenoura. "Elas são usadas no tempero da bisteca para tirar a acidez dos outros ingredientes. Pode ser usada no molho de tomate também", ensina. Aproveitando essa dica e seguindo a receita, com certeza você vai conseguir surpreender as pessoas com um cardápio muito especial. Confira o passo-a-passo e imprima a receita.


    Acesse as receitas do Só Sabor!
    Clique aqui e cadastre suas receitas.

    *Marinella Souza é estudante de Comunicação da UFJF

    A Melhor Internet Está Aqui

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.