• Assinantes
  • Autenticação
  • Inverno

    Frutas cítricas deixam o chá mais saboroso Esta bebida calmante pode ser consumida gelada, mas o ideal é tomá-la
    quente para que o aroma e sabores sobressaiam

    Sílvia Zoche
    Subeditora
    17/05/2008

    Chegou o fim de semana, as temperaturas em Juiz de Fora continuam baixas (para os padrões de muitos juizforanos), e o sol que dá o ar da graça não são suficientes para nos aquecer neste outono. À noite, então, alguns nem saem de casa.

    Independente do horário, para deixar o dia mais agradável e conseguir relaxar da correria do dia-a-dia, que tal preparar um chá calmante. Não é de camomila ou erva-cidreira - deliciosas, sim, para quem aprecia as ervas em infusão -, mas de frutas cítricas, chá com um aroma delicioso, que se espalha pelo ambiente e possui um sabor requintado.

    Esta receita é aquela que a equipe ACESSA.com prometeu mostrar o passo-a-passo no dia 10 de maio, quando a culinarista Lenny Barros preparou um autêntico chocolate quente.

    O chá é feito com frutas cítricas e faz parte do cardápio do Chá Beneficente em Prol das Obras Sociais do Bom Pastor, um dos trabalhos que a instituição realiza para ajudar as famílias e crianças atendidas pelas Obras.

    Preparando o chá

    O chá frutado é feito com abacaxi, casca de laranja e limão, além de uma maçã (veja a quantidade de ingredientes). Na receita, Lenny enfatiza a necessidade de se retirar a parte branca da laranja e do limão. "Esta parte branca deixa o chá amargo". Como as frutas são com casca - inclusive as duas rodelas de abacaxi - é importante lavá-las muito bem antes do preparo da bebida.

    Foto do chocolate quente em uma taça e ao lado uma taça de licor de creme de cacau Foto do chocolate quente em uma taça com duas pimentas malaguetas secas por cima e canela em pau Foto do chocolate quente em uma taça e ao lado uma taça de licor de creme de cacau em cima de uma mesa decorada

    A maçã verde foi escolhida por Lenny para mostrar o passo-a-passo, mas ela informa que outros tipos também podem ser usados. "Pode ser a do tipo mais ácida ou adocicada. Vai depender do que a pessoa gosta mais", comenta.

    O cravo e a canela em pau também são levados para a fervura e ativam o paladar. Quem quiser dar mais cor ao chá, pode derreter duas colheres (sopa) de açúcar com a casca de laranja e a de limão. Quando o açúcar estiver dissolvido, joga-se a água e as outras frutas.

    Foto do chocolate quente em uma taça e ao lado uma taça de licor de creme de cacau Foto do chocolate quente em uma taça com duas pimentas malaguetas secas por cima e canela em pau Foto do chocolate quente em uma taça e ao lado uma taça de licor de creme de cacau em cima de uma mesa decorada

    Para quem não quer colocar açúcar no chá, em hipótese alguma, a cor da bebida (como nas fotos) foi graças a erva ibisco, mas ela não é colocada na panela para ferver e sim em um recipiente à parte. Lenny também ensina que a bebida pode ficar guardada na geladeira. Quando for servir novamente, esquentar e colocar outras ervas em infusão, como a camomila e a erva-cidreira.


    Acesse as receitas do Só Sabor!
    Clique aqui e cadastre suas receitas.

    A Melhor Internet Está Aqui

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.