• Assinantes
  • Autenticação
  • Festa Junina

    Milho e leite condensado juntos na Festa Junina Tipicamente mineiro, o doce de milho verde tem tudo a ver com o clima ruralista das festas juninas. Clique e aprenda mais essa receita

    Marinella Souza
    Colaboração*
    11/06/2008

    Bandeirinhas, pé-de-moleque, música, quentão, arrasta-pé e... milho verde, claro! O milho verde não pode faltar em toda festa junina que se preze. Melhor ainda se ele vier com um saborzinho adocicado, sem ser enjoativo, não é?

    Se você está achando a mistura estranha, é porque não conhece o doce de milho verde da culinarista Cida Gomes (na foto) - na época, ela pensou ter inventado o doce em uma de suas misturas.

    "Eu não copiei de receita nenhuma, apenas misturei o milho com o leite condensado e saiu um doce muito gostoso. Mas não é exclusividade minha, já vi essa receita em revistas de culinária, foi coincidência", admite.

    E não se pode duvidar das palavras de Cida, porque a culinarista tem mesmo o hábito de misturar os mais variados ingredientes ao leite condensado só para ver no que dá.

    Ela conta que em uma dessas experiências, já fez até um doce de chuchu, que ela garante ser muito bom. "Ninguém diz que é chuchu!", desafia. A experiente culinarista explica que o leite condensado aceita muitas misturas, basta usar a criatividade e não ter medo de ousar.

    Foto de Cida Gomes Quanto ao doce de milho verde, Cida acredita que o grande charme da receita é justamente a mistura. "Milho e leite condensado são sabores muito bons que não costumam andar juntos, mas quando se juntam o resultado é uma delícia", diz.

    O sabor lembra o curau, mas ele é bem menos cremoso e dá para sentir os pedacinhos do milho. Quando se acrescenta o coco seco ralado, Cida garante que o sabor é ainda mais especial.

    Sendo um doce tipicamente brasileiro, tendo como base o milho verde, esse doce é muito utilizado em festas juninas e, por seu forte apelo junto à criançada, é uma pedida certa nas festas infantis também. "Nesses casos ele pode virar um bombom, se a pessoa quiser banhar em chocolate derretido ou mesmo caramelar. As duas alternativas agradam muito".

    Foto de prato com doces de milho Cida conta que faz essa receita em festas de crianças há 23 anos e nunca ouviu reclamações. "As crianças adoram e os adultos se lambuzam".

    Além de gostoso, o doce é muito fácil e rápido de ser feito. O ideal é que se faça de um dia para o outro para dar o ponto certo de enrolar, mas pode ser feito no mesmo dia também, desde que espere esfriar o suficiente em temperatura ambiente.

    A dica que Cida dá para garantir o sucesso da receita é mexer o doce sempre em formato de oito (veja no vídeo) para evitar que ele agarre no fundo da panela.

    *Marinella Souza é estudante de Comunicação da UFJF


    Acesse as receitas do Só Sabor!
    Clique aqui e cadastre suas receitas.

    A Melhor Internet Está Aqui

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.