Leandro Monteiro Leandro Monteiro 11/04/2015


Caipirão do Totonho: meu prato preferido do Comida di Buteco

A palavra "boteco" é o diminutivo de "botequim", que, por sua vez, tem a sua origem na palavra "botica", armazém onde se vendia de tudo um pouco no começo do século passado. Os clientes iam para as boticas, faziam compras e aproveitavam para colocar a conversa em dia. Com o tempo, os proprietários das boticas começaram a servir aos fregueses aperitivos junto com uma bebida. Como muitos bares naquela época não eram tidos como locais para "homens de família", as boticas eram uma alternativa e logo se transformaram em um ponto de encontro, aonde os fregueses iam mesmo quando não precisavam abastecer suas despensas. Muitos botecos guardam essa tradição até hoje.

Esse tipo de estabelecimento, que oferece comidinhas rápidas e baratas, não foi inventado no Brasil. Uma das atrações da Espanha, por exemplo, são as casas de tapas, onde os clientes se reúnem no balcão e consomem fartas porções de presunto cru, camarões, queijos e torradas, muitas vezes acompanhados de sangria. Na Inglaterra, serve-se a comida de pub (pub grub). Uma das mais tradicionais é a cottage pie, torta caipira feita com carne moída e cobertura de purê de batatas. Na França, há os bistrôs, que oferecem o prato do dia (plat du jour) junto com uma taça de vinho. E, é claro, tem os cafés, espalhados em cada esquina e transformados em uma verdadeira instituição da cidade. Em comum com os botecos brasileiros estão a bebida, que é o mais importante, lógico.

Juiz de Fora está recebendo, até o dia 3 de maio, o Festival Comida di Buteco, homenageando essa tradição de comer uma bela comida/petisco acompanhado da sua bebida preferida.

Estive visitando os estabelecimentos participantes do concurso e na minha opinião o prato campeão de 2015 é o Caipirão do Totonho, uma costela bovina levemente temperada, preparada na panela de pressão, acompanhada de linguiça pura, com banana da terra, farofa caseira e molho da casa. Uma delícia! A costela estava desmanchando e harmonizando muito bem com seus acompanhamentos. O prato ideal para quem deseja beber uma cerveja bem gelada com algumas doses da cachaça artesanal presente no bar.

Além do prato estar maravilhoso, tem um preço bem acessível, por apenas R$ 24,50, servindo até 3 pessoas. E não deixe de conhecer o "Totonho", a atração principal do bar, com toda sua simpatia, humildade e carisma, tornando o bar uma extensão da sua casa, deixando seus clientes e amigos se sentindo bem a vontade para degustar suas iguarias. O que me chamou muita a atenção foi a higiene do local e a forma como todos manipulam os alimentos.

Fica aqui o meu convite para todos conhecerem esse bar maravilhoso que, na minha opinião, é o melhor de Juiz de Fora (MG).

Bar do Totonho: Caipirão do Totonho (costela bovina de panela com linguiça, acompanhada de farofa caseira e banana frita).
Rua Carlos Tavares de Pinho, 50, Bairro Jardim Esperança.


Chef Leandro Monteiro possui ampla experiência no ramo de STEAKHOUSE, são 11 anos dedicados ao ramo. Seu primeiro contato foi no US PRIME STEAKHOUSE em 2002 localizado na Barra da Tijuca, uma Steakhouse com 260 assentos. Foi idealizador da casa Australiana Wild Kangaroo no Rio de Janeiro e Sydney Austrália. Logo mais criou o Hollywood Steakhouse, com um design e cardápio inovador, homenageando atrizes, atores e personagens em seus pratos, implantou a identidade visual, ideologia e cardápio no Saloon Texano Bravon Steakhouse. Atualmente trabalha com sua empresa de consultoria alimentar, Personal Chef e Eventos. Leandro também é o Chef oficial da Associação Atlética Chinesa nas Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. Paralelo a esse trabalho Leandro esta gravando a 1º temporada de um programa de gastronomia chamado HOME MADE, passando a realidade dos desafios de trabalhar na cozinha com uma equipe formada somente por Chefs de cozinha.

ACESSA.com - Caipir?o do Totonho: meu prato preferido do Comida di Buteco