Site indica melhor ponto de vacinação de acordo com a localização do usuário em JF

Por

Juiz de Fora tem uma nova ferramenta digital para acompanhar o processo de vacinação no município. O Mapa da Vacina é um site com diversas funcionalidades que vão ajudar o cidadão a escolher o melhor ponto para se vacinar de acordo com a localização. A ferramenta pode ser utilizada pelo link ou por meio do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).

O projeto é uma ação integrada entre as Secretarias de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic), Secretaria de Saúde (SS), Secretaria de Comunicação (Secom), e Secretaria de Governo (SG), em parceria com a App Masters, uma empresa de desenvolvimento de sistemas web e mobile.

Entre as funcionalidades, a ferramenta traz a quantidade de pontos de vacinação ativos no dia com seus horários de abertura e fechamento, e permite também ao usuário identificar os pontos de vacinação mais próximos, por distância, bem como informar se há filas, ou, se o movimento é moderado ou intenso.

A ideia surgiu no Fórum de Desenvolvedores do Sistema Zero40 e foi trazida para a PJF via Sedic. O secretário, Ignácio Delgado, contatou a empresa APP Master, que se propôs a desenvolver o sistema como doação, no âmbito do Decreto Municipal n° 13.735 de setembro de 2019. O resultado do projeto será disponibilizado como solução Open Source para outros municípios também utilizarem.

Segundo o programador do sistema, Tiago Gouvea, “quando foi visto que as pessoas não sabiam onde vacinar e todos estavam indo para o drive-thru da UFJF, esperando na fila por algumas horas, enquanto poderiam se dirigir ao Sport Club, onde não havia fila. Percebeu-se, então, que uma ferramenta que listasse os postos de vacinação e o status de cada local seria de grande utilidade para toda a comunidade”.

Buscando os lugares com menores filas, os cidadãos evitam aglomerações além de serem atendidos mais rapidamente. O tamanho da fila poderá ser informado tanto por colaboradores dos postos de vacinação quanto pelas pessoas que estão na fila, bastando estar próximo a um posto de vacinação para informar como está a situação em cada local.

Segundo a secretária de Saúde, Ana Pimentel, “a intenção é que, com a ferramenta, as pessoas acessem esse site para saber como estão os pontos de vacinação antes de saírem de casa. Atualmente, temos a vacinação sendo oferecida em 46 Unidades Básicas de Saúde, além do Departamento de Saúde do Idoso, do Sport Club Juiz de Fora e, em dias especiais, no drive-thru da UFJF.

Benefícios do Mapa da Vacina para os cidadãos:
- Destaca quais locais estão abertos ou fechados;
- Mostra o horário de funcionamento;
- Permite ao usuário ver os pontos de vacinação mais próximos, por distância;
- Permite ao usuário abrir o mapa com a localização;
- Permite ao usuário cidadão informar o tamanho da fila, se ele estiver próximo do ponto de vacinação