Flores comest?veis s?o dif?ceis de se achar em JF Amor-perfeito, capuchinha, cravo, entre outras flores, s?o usadas na gastronomia. Mas ? preciso cuidado, porque somente as org?nicas podem ser ingeridas



S?lvia Zoche
Subeditora
13/09/2008

?Comer com os olhos?. Express?o que se aplica muito bem quando vemos um prato bem decorado. H? at? quem fique com pena de degustar uma refei??o, quando a montagem do prato parece mais uma obra de arte. A decora??o faz os olhos admirarem e o paladar e olfato se agu?arem.

E pensando no todo, os chefes de cozinha sempre se superam e procuram ornamentar bem suas cria?es. N?o ? toa, grandes restaurantes acrescentam ingredientes t?o saborosos quanto belos em suas receitas. Aliar a beleza das flores ? sofistica??o de um prato ? uma das formas de encantar os sentidos.

Com as flores ? poss?vel preparar uma deliciosa salada, usar p?talas de rosas como um dos condimentos no preparo de codornas ou em uma musse de chocolate com gel?ia de rosas e tamb?m usar a flor da camomila em gel?ias.

Foto da nutr?loga Carla Val?ria em frente ao computador, digitando Mas antes de se empolgar para preparar novas iguarias, ? preciso ter cuidado, pois estamos falando de alimenta??o e n?o somente de decora??o. Por isso, a nutr?loga Carla Val?ria de Alvarenga Antunes (foto ao lado) alerta que nem todas as flores s?o comest?veis, ? preciso pedir orienta??o aos pr?prios produtores destas flores. ?O principal cuidado ? saber que a flor vendida em floricultura n?o ? a flor que ? usada na alimenta??o. As flores que s?o usadas na alimenta??o devem ser adquiridas com produtores espec?ficos, que t?m os devidos cuidado no preparo e na manuten??o da flor?.

Flores usadas normalmente em ornamenta?es, quando tornam-se ingredientes de receitas, devem ser org?nicas, cultivadas com adubo livre de qualquer componente qu?mico. At? a ?gua usada para regar as flores deve ser filtrada. Por isso, pode ser que nem mesmo as flores de seu jardim sejam adequadas, se n?o seguirem os preceitos do cultivo org?nico. ?As flores de floricultura t?m produtos qu?micos que s?o altamente t?xicos para o ser humano. E existem tamb?m flores que s?o t?xicas, como o l?rico, o copo-de-leite, que n?o podem ser usadas?.

Foto de uma rosa Foto de uma mousse Foto de uma rosa vermelha

A chefe de cozinha Haline Maia prepara algumas receitas com flores comest?veis, por?m, ela diz que ? dif?cil encontr?-las em Juiz de Fora. ?Normalmente, tenho que encomendar no Mercado Municipal e s? existem tr?s tipos: a rosa, o amor-perfeito e a capuchinha?. Para a m?dica nutr?loga, em Juiz de Fora, ainda ? pouco difundido, diferentemente de S?o Paulo. ?L? h? muitos restaurantes. Mas, al?m de S?o Paulo, o Cear? est? produzindo tamb?m, porque as flores chegavam murchas e at? sem as propriedades?.

Ingrediente: flor

A chefe de cozinha d? algumas dicas em quais receitas usar as flores como ingredientes. O amor-perfeito tem um sabor adocicado, por isso, ? apropriado em sobremesas como petit g?teau. A flor da capuchinha, por ser uma flor de sabor mais suave, ? usada em saladas. A s?cio-propriet?ria de uma loja de produtos org?nicos no Mercado Municipal de Juiz de Fora, L?cia Helena Duque de Oliveira, diz que esta ? uma das flores mais procuradas. ?Segundo o que sei, o sabor da capuchinha ? pr?ximo ao do agri?o e da r?cula?. A flor da capuchinha possui diversas cores, segundo L?cia. ?Amarela com vermelha, vermelha com bord?, branca, bord? e vermelha com amarelo?.

As rosas s?o usadas em gel?ias, risotos, sorvetes, saladas... H? outras flores, como o cravo, que por ter um sabor forte, ? mais usada em saladas. Haline ainda cita a pet?nia que, devido ao seu perfume, ? mais utilizada como guarni??o. A lavanda serve para aromatizar vinagres e azeites. A flor da cebolinha d? um contraste por ter um sabor condimentado. O dente-de-le?o tem sabor adocicado, mas seu cheiro ? forte (confira a receita que usa a flor no suco de couve.)

Foto de um br?colis Foto de camomila Foto de uma couve-flor

Segundo a nutr?loga, as flores comest?veis possuem, em sua maioria, vitamina C, mas em pequena quantidade, como o borago, que possui propriedade expectorante e sabor pr?ximo ao do pepino. Mas h? outras flores que est?o pr?ximas do cotidianos das pessoas, como a couve-flor, que possui vitamina C, c?lcio e pot?ssio. A alcachofra (confira uma receita com esta flor) tamb?m ? uma flor e possui propriedades digestivas, al?m da vitamina C. ?De todas as comest?veis, a que mais merece destaque ? o br?colis, pela quantidade de c?lcio, ferro e vitamina C?, diz Carla Val?ria.