Juiz de Fora é a 33? melhor cidade para se fazer carreira do pa?s e a segunda melhor em Minas, segundo pesquisa da FGV

Por

Quinta-feira, 30 de julho de 2009, atualizada às 18h20

Juiz de Fora é a 33ª melhor cidade para se fazer carreira do país e a segunda melhor em Minas, segundo pesquisa da FGV

Clecius Campos
Repórter

A oitava edição do ranking das cem melhores cidades para se fazer carreira no país colocou Juiz de Fora na 33ª posição nacional e na segunda colocação em nível estadual. A pesquisa, realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), avalia as cidades de acordo com indicadores distribuídos em três dimensões: educação, vigor econômico e serviços de saúde.

Para o economista Lourival Batista de Oliveira Júnior, o resultado da pesquisa revela que a cidade possui habilidades urbanas em boas condições. Ele acredita que a localização do município e sua malha de serviços bem estruturada podem ter dado o 33º lugar para Juiz de Fora. "A fácil mobilidade para as capitais do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, com viagens que podem ser feitas no mesmo dia, é um bom potencial de competição. Além disso, a cidade está bem servida com estruturas de ensino de nível superior, com uma universidade e um instituto federal, e com hospitais públicos, como o Hospital Universitário e outros da rede particular de atendimento."

Segundo Júnior, essas vantagens criam condições para atrair determinadas empresas, que não explorem riquezas específicas, necessariamente. "Embora Juiz de Fora não tenha um eixo de riquezas naturais, a cidade proporciona que executivos tenham ótima qualidade de vida aqui." Ele lembra ainda que questões sanitárias, níveis de poluição e baixos custos com alimentação, moradia, educação e diversão também são pontos importantes que colocam a cidade entre as cinquenta melhores para se fazer carreira no país. "Todos esses fatores, somados a incentivos fiscais e questões políticas, é que determinam qual município é o melhor para se viver."

Os textos são revisados por Madalena Fernandes