• Assinantes
  • Autenticação
  • Só Sabor

    Barras de cereal repõem a energia e ajudam o intestinoBarras de cereal são um ótimo complemento alimentar. Porém, se consumidas em excesso aumentam o nível de calorias no organismo

    Pablo Cordeiro
    *Colaboração
    17/3/2010

    Ideal como repositora de nutrientes, a barra de cereal é perfeita para ser consumida entre as refeições principais do dia e como complemento de frutas e de lanches. Tanto é indicada para atletas e praticantes de exercícios físicos quanto para a população em geral, pois é de fácil absorção digestiva e ajuda nas funções do intestino. No entanto, consumir em excesso pode aumentar o nível de calorias no organismo.

    A nutricionista Wanessa Aquino salienta que o produto possui um ótimo índice de fibras, vitaminas do complexo B, sais minerais, ferro e cálcio. "Qualquer pessoa pode comer as barras. Pela concentração de fibras, são um ótimo complemento alimentar. Devem ser consumidas na parte da manhã ou à tarde, sempre entre as refeições principais", explica. A profissional alerta que os diabéticos devem ter atenção e consumir apenas os produtos diet.

    Segundo Wanessa, o produto tem 90 calorias para a barra light, 70 calorias para o menor e 140 para o tradicional. "Em excesso, três por dia, por exemplo, o consumo pode provocar o aumento de calorias no organismo, já que 140 calorias equivalem a um pão francês. A barra possui gordura saturada (trans), que em alta concentração também prejudica o organismo", ressalta. 

    Adepto do alimento há oito meses, o gerente de suporte técnico, Renato Fraga Lopes, começou a se alimentar com as barras de cereal diariamente após uma consulta a sua nutricionista. "Como duas barras de cereal por dia. Uma no intervalo entre o café da manhã e o almoço e outra no intervalo entre o almoço e o jantar ou o lanche da noite." Lopes foi orientado a começar sua alimentação com as barras light, com 90 calorias.

    A recepcionista Michele Rodrigues consome as barras em sua dieta há três meses, e já nota as diferenças no funcionamento do intestino. "Amo barra de cereal. Como uma por dia em substituição a um lanche. Como minha dificuldade é largar os doces, as barras são perfeitas, pois satisfazem minha vontade de comer doce de uma maneira mais saudável. Também notei que o funcionamento do intestino melhora muito. Como há grande variedade de sabores, não há como enjoar", dá a dica.

    Reposição de energia

    Além da complementação alimentar, as barras de cereal também são perfeitas repositoras de energia e facilitam a digestão. "Elas repõem energia pelas calorias contida e evitam que os praticantes de exercícios fiquem esgotados nas atividades do dia a dia e na carga de exercícios. As fibras também auxiliam no funcionamento do intestino", acrescenta a nutricionista.

    O professor de musculação de uma academia de ginástica, Thiago Goulart, recomenda o consumo moderado da barra para seus alunos, principalmente aqueles que têm um dia muito corrido. "O alimento é bom para quem não tem tempo para fazer as refeições. É prático e de absorção rápida. Sempre falamos para os alunos que eles não podem substituir uma refeição principal pela barra. É bom porque evita que o aluno coma salgados ou outros alimentos mais calóricos. Para quem quer manter o peso, as barras são ideais", finaliza.

    *Pablo Cordeiro é estudante do 10º período de Comunicação Social da UFJF

    Os textos são revisados por Madalena Fernandes

    Enquete
    Em que ocasião você consome barras de cereais?





    Ver resultado

     

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.