• Assinantes
  • Autenticação
  • Só Sabor

    Azeites aromatizados valorizam pratos por meio da cor, do aroma e do sabor Entre os benefícios à saúde, proporcionados pelo azeite, estão a prevenção de doenças cardiovasculares e a redução do mau colesterol

    Aline Furtado
    Repórter
    18/6/2011

    Embora o brasileiro não tenha o hábito de consumir azeite, em comparação com portugueses, espanhóis e italianos, sabe-se da importância de substituir gorduras saturadas por monoinsaturadas, como é o caso do azeite de oliva.

    Pesquisas afirmam que o consumo do azeite pode auxiliar na redução do mau colesterol (LDL), além de ajudar a prevenir doenças cardiovasculares e ser rico em vitamina E. E mais, o produto, quando associado a outros ingredientes, como ervas, frutas e outras especiarias, pode diminuir a ingestão de temperos prejudiciais à saúde.

    São os azeites aromatizados, produzidos a partir da mistura do azeite com outros itens, que valorizam pratos por meio de cores, aromas e sabores. "São muitas as formas de utilizar o azeite, por meio de combinações, que pode ser produzido com facilidade em casa", afirma o chef e professor do curso de Gastronomia do Centro de Ensino Superior (CES), Hector Raposo.

    Segundo ele, azeites aromatizados podem apresentar duas classificações, que são determinadas pela forma de preparo. "Os frios, obtidos a partir do uso do liquidificador, e os quentes, que são preparados no fogo." Neste segundo caso, Raposo destaca que é importante que o azeite não fique por muito tempo em altas temperaturas. "Acima de 70º C não é legal porque satura o azeite, que acaba perdendo propriedades importantes."

    Com relação ao uso, o chef lembra que os azeites aromatizados podem ser utilizados na decoração de pratos, já que adquirem cores diferenciadas durante o preparo; como complementação em saladas; e como acompanhamento de pratos à base de carnes e peixes. Entre os azeites que podem ser usados no preparo estão os de oliva e os trufados. "O azeite composto, que mistura azeite de oliva e óleo de soja, deve ser evitado." Confira as dicas de preparo de diferentes azeites aromatizados.

    Com ervas

    Azeites aromatizadosColoque em um liquidificador 250 ml de azeite e 20 gramas de salsinha. "É possível misturar até três tipos de ervas, como salsinha, tomilho e alecrim. Mais do que isso não é indicado para que os sabores não se confundam", ensina o chef. Como este preparo é a frio, basta bater por cerca de um minuto, juntamente com dois gramas de sal e dois gramas de pimenta do reino. "A pimenta deve ser triturada na hora de bater, já que aquela que é moída antes tem o sabor modificado."

    O azeite aromatizado com ervas pode ser servido com torradas, peixe, rosbife, além de ser ideal para a finalização de pratos e saladas. "Como esta quantidade não será consumida de uma só vez, o azeite deve ser armazenado na geladeira por um período de até seis meses, de onde deve ser retirado trinta minutos antes do consumo."

    Com manga

    Também preparado a frio, o azeite aromatizado à base de manga é preparado com uma manga "tommy" de tamanho grande e 250 ml de azeite. "É importante usar a manga 'tommy' porque ela não possui fibras, o que não prejudica na hora de decorar pratos." Basta bater junto com dois gramas de sal e dois gramas de pimenta do reino por um minuto. Sirva com salpicão, frango, salada ou peixe branco. É importante guardar o azeite aromatizado com manga na geladeira, para que não talhe.

    Com alecrim e alho

    Diferentemente das duas receitas anteriores, esta é preparada a quente. Leve, por cinco minutos, ao fogo baixo 250 ml de azeite, cinco gramas de alecrim e cinco gramas de alho. A dica é não deixar os ingredientes direto no fogo. "Durante os cinco minutos, tire a panela do fogo por umas cinco vezes, para que não haja saturação do azeite."

    Depois de pronto, na hora de armazenar, utilize outro galho de alecrim e outros dentes de alho, que ficarão imersos no preparo. O alecrim e o alho usados no fogo podem ser dispensados. Como o preparo foi a quente, é possível armazená-lo fora da geladeira. O azeite aromatizado com alecrim e alho pode ser servido com carnes vermelhas, crustáceos, carnes de caça e saladas.

    Com pimentas

    Para o preparo, você vai usar 250 ml de azeite, dez gramas de pimenta do reino verde, dez gramas de pimenta aroeira, dez gramas de pimenta do reino preta e quatro gramas de pimenta calabresa.  Leve tudo ao fogo por cinco minutos, mexendo sempre. "Mais uma vez, é preciso retirar a panela do fogo por algumas vezes", lembra Raposo. O ideal é servir o azeite com pimentas com peixe, frango, carne de caça e saladas. Neste caso, não retire as pimentas para a armazenagem.

    Com curry

    Também preparado a quente, o azeite aromatizado com curry é feito com 250 ml de azeite e entre 20 e 25 gramas de curry. Leve os ingredientes ao fogo e mexa por trinta segundos. "Não é preciso esquentar muito para que não haja risco de queimar o curry." Armazene toda a mistura e sirva com saladas ou com sobremesas à base de chocolate.

    Com tomate

    Para 250 ml de azeite, use 150 grama de extrato de tomate. Leve ao fogo baixo e mexa bem, com a ajuda de um fouet, uma espécie de batedor. O preparo ficará no fogo por volta de cinco minutos, lembrando que é importante retirar a panela do fogo por aproximadamente cinco vezes. O azeite aromatizado com tomate é ideal para finalizar pratos como saladas e peixes brancos. 

    Os textos são revisados por Thaísa Hosken

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.