Segunda-feira, 15 de julho de 2013, atualizada às 15h

Festival de Viola de Piacatuba terá workshop de gastronomia gratuito


Da Redação
piacatuba

O 11º Festival de Viola e Gastronomia de Piacatuba ocorre nos dias 24 e 28 de julho, no distrito de mesmo nome, localizado a 20 quilômetros de Leopoldina e Cataguases, na Zona da Mata. Durante a oportunidade, o chef de cozinha e instrutor do Senac, Ary Fortes, ministra o workshop de gastronomia A arte da cozinha, gratuito e aberto aos interessados.

A atividade foi planejada tendo como inspiração os produtos consumidos no cotidiano dos moradores da região, como a carne de porco, a batata doce, a jabuticaba, o ora pró nobis, o fubá de moinho d'água e o frango caipira. Os ingredientes serão base para os pratos que serão ensinados no workshop. Além desses, também haverá um ingrediente surpresa na preparação de cada prato.

Ao final de cada sessão, haverá degustação para os inscritos. O objetivo é valorizar a cultura local, por meio do uso dos produtos típicos e de técnicas culinárias que estão desaparecendo.

Jantar especial

Além do workshop, o Senac também irá oferecer, em conjunto com a organização do evento, um jantar especial para patrocinadores, autoridades locais e a participação do músico Alceu Valença, que realiza o show de encerramento do evento. Para homenageá-lo, será servida a sobremesa Morena Tropicana: uma coroa de melão com sorvete de manga rosa, chocolate de caju, calda de jabuticaba e cristais de mel de uruçu. O jantar será preparado e servido por alunos dos cursos de Cozinha, Barman e Garçom.

Festival de Piacatuba

O festival foi criado para valorizar as raízes musicais brasileiras e proporcionar a apreciação da culinária mineira. No ano passado, 35 mil pessoas participaram do evento. Este ano, a expectativa é que o distrito receba 40 mil visitantes durante os cinco dias. Além dos workshops de gastronomia, também haverá apresentações musicais e mostras de artesanato.

ACESSA.com - Festival de Viola de Piacatuba ter? workshop de gastronomia gratuito