Quarta-feira, 18 de março de 2015, atualizada às 18h40

Comida di Buteco 2015: concurso começa em abril com 15 bares na disputa

buteco


O setor gastronômico de Juiz de Fora se prepara para receber o Comida di Buteco, que ocorre pela quinta vez na cidade, sob comando da Done Produtora. O concurso começa no dia 10 de abril e segue até 3 de maio, com 15 bares concorrendo ao título de melhor boteco. Em 2015 o concurso será ampliado, com cidades participantes em todas as regiões do Brasil.

O evento acontece simultaneamente em 20 municípios brasileiros: São Paulo capital, Campinas, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Goiânia, Fortaleza, Belém, Manaus, Salvador, Belo Horizonte, Montes Claros, Ipatinga, Poços de Caldas, Uberlândia e Juiz de Fora. Brasília, Recife, Curitiba e Porto Alegre são as cidades estreantes em 2015. Neste ano, os estabelecimentos terão que preparar petiscos com frutas nas receitas.

Segundo a organização do concurso, o tema deste ano está "muito ligado ao Brasil, por ser amplo, pois abriga mais de 300 espécies, e versátil, abrindo um largo leque de opções de utilização. Trata-se de um tema com amplitude nacional e que tem uma rica abordagem regional." Entretanto, "as frutas não precisam ser protagonistas do petisco. Podem participar até mesmo como decoração, desde que sejam comestíveis", explica a organização.

Uma novidade é a cerveja oficial do concurso, que será a Brahama. Para que o público participe e aproveite as variedades que o curso oferece, foi firmada uma parceria com o aplicativo 99 Taxis, que garante 10% desconto nas corridas casa-boteco e boteco-casa durante todo o período do concurso. O site dará as informações mais detalhadas dessa simples atitude que pode garantir a segurança de quem vai aos botecos dar seu voto.

O concurso

O Comida di Buteco foi criado em 2000 com a missão de transformar vidas através da cozinha de raiz. Ao longo dos 16 anos de sua criação, tem desenvolvido um importante papel de fomento à cultura e culinária de boteco, contribuindo de maneira relevante para o desenvolvimento desse setor. Pioneiro nesse segmento, ao chegar em todas as regiões do Brasil, se consolida como o maior concurso do gênero no país.

Em 2014, o Bar Dias levou o título de melhor boteco da cidade com a receita "Nóis é Jeca mais é Joia", feita com língua de boi recheada.