Última edição do JF Sabor oferece mais de 40 receitas de pratos e sobremesas

Novo modelo trouxe mais participantes para o evento, que fecha o ano com mais de 80 criações, afirma o diretor executivo da Abrasel ZM

Angeliza Lopes
Repórter
22/10/2015
jf sabor

Iguarias tipicamente da culinária Afro-Brasileira compuseram mais de 40 receitas apresentadas no lançamento da última edição do JF Sabor nesta quinta-feira, 22 de outubro, com a categoria Pratos & Sobremesas. Das 28 casas participantes desta etapa, 17 estiveram no evento de abertura e competitiva, com degustação para imprensa, sendo avaliados por seis júris técnicos. Além dos pratos, a maioria dos competidores apresentaram criações de sobremesas. As três edições já realizadas esse ano, nas categorias Petiscos, Pizzas & Massas, e Lanches & Sanduíches, atraíram grande público na cidade e já têm os vencedores (Confira o ranking abaixo).

Integraram o júri técnico para avaliação dos pratos a odontóloga e gastrônoma, Nancy Oruy, a jornalista, Cláudia Figueiredo, a gastrônoma e empresária, Natália Gonçalvez, o empresário e professor de Gastronomia, Yury Feliciano, o professor de Gastronomia, Thiago Caifa e o empresário e ex presidente da Abrasel, João de Matos.

Segundo o diretor executivo da Associação Brasileira de Bares e restaurantes da Zona da Mata (Abrasel-ZM), Marcos Henrique Miranda, a 4ª e última edição do JF Sabor fecha com chave de ouro o evento deste ano, pois se torna o melhor momento de criação para os chefs pelo grau de dificuldade em elaborar receitas e sobremesas com ingredientes Afro-Brasileiros. Ele destaca que o tema possui um grau de dificuldade elevado, na medida em que o mesmo não é cotidiano, apesar de vários ingredientes comporem a gastronomia habitual. O juiz-forano é convidado a degustar o banquete de opções durante 30 dias em todos os restaurantes inscritos.

Miranda avalia que o novo formato do JF Sabor, dividido em edições com um tema único para todas as etapas, foi positivo, agradando o público e os empresários da gastronomia da cidade. "Com este modelo, fechamos o ano com aproximadamente 80 criações, se tornando o momento mais produtivo dos últimos tempos do evento. Abrimos oportunidade de casas específicas de pizza e massas mostrarem sua especialidade, por exemplo, e ao mesmo tempo, oferecer uma opção de petisco, pois não limitamos as participações", destaca o diretor executivo.

A empresária Thaís Sahkas da Boom Panquecas afirma que a experiência de participar do evento foi muito positiva e comemora a segunda colocação da última edição de Lanches & Sanduíche, com o prato Iorubá. "Espero receber mais uma premiação nesta etapa. Estamos muito satisfeitos com o retorno que o JF tem nos dado, até mesmo por atendermos clientes que buscam pratos já diferenciados. Muitas pessoas chegam já pedindo o prato do JF Sabor, mesmo sem saber o que é!", conta Thaís.

Vencedor de duas edições, o chef Caique Fonseca, do Das Haus ousou mais uma vez no prato. Com o nome Ajeum de Búfalo com pérolas de Oxalá, seu prato trouxe mais uma carne exótica de chorizo de búfalo. "Em todas as edições optamos por usar 90% dos ingredientes tipicamente africanos. Nesta oportunidade compus o prato com pérolas de canjica salgada e migas de pipoca e amendoim e quiabo ao mel grelhado. Mesmo sendo comum no Brasil o deguste de carnes diferenciadas como a avestruz e galinha da Angola, que usamos anteriormente, em Juiz de Fora as pessoas ainda não estão acostumadas. Por isso, trazer este diferencial é importante para que todos possam apurar o paladar com novos pratos".

Confira os ganhadores das últimas edições:

Edição Lanches e Sanduíches:

1° Lugar - DasHaus

2° Lugar - Boom Panquecas

3° Lugar - Savoir-Faire

Edição Pizza e Massas

1° lugar - Assunta Forneria

2° lugar - Das Haus Comedoria

3° lugar - Savoir-Faire

Edição Petiscos

1° lugar - Das Haus Comedoria

2° lugar - Buffalo Wings

3° lugar - Churrasqueira

Bafana Bacana - Bom Clima Mironga de Aruanda e Mungunzá de Dois Milhos Desconstruido - Duo Arte Gourmet Moleque Sublime - Sublime Gelateria Italiana Cordeiro Bambuti e Filé Mandela - Churrasqueira Farango e Sorvete Green cabbage - Victory Suites A Coisa tá Preta: o impeachment do porco e Feijoada de Sorvete - Boi na Curva Ajeum de Búfalo com pérolas de Oxalá e Dun Yinyin Ipara - DasHaus Mama África e Adum - Boom Panquecas Camarões VG Crocantes e Ovos Nevados - Assunta Forneria Namorado Casablanca - Savoir-Faire Linguine à caldeira e Burnt Cram com Coco - Brasador Steakhouse Princesa de Minas e Banana Caramelada - Procopão Tilápia Bendita e Bolo Tradição - Bendito Café e Restaurante Carré Kilimanjaro - Lacet Bar e Restaurante Steak à Moçambique e Jeritoni - Sartoni Steakhouse Filet Suino ao Quibebe - Til Culinária Contemporânea

ACESSA.com - ?ltima edi??o do JF Sabor oferece mais de 40 receitas de pratos e sobremesas