Skatista Leandro Machado

Por


Leandro de Paula Machado
Um apaixonado pelo skate

Ludmila Gusman
14/06/02

O contato com o esporte aconteceu quando Leandro de Paula Machado pediu emprestado o skate do vizinho, para realizar manobras pelas ruas de Juiz de Fora. A partir da? n?o parou mais. "Foi amor ? primeira vista", confessa. Aos 25 anos, o skatista ? defensor do skateboard e presidente da Associa??o Juizforana de Skate. Apesar de ainda n?o ter conquistado t?tulos de campe?o, o atleta j? viajou muito e participou de campeonatos profissionais pelo pa?s. N?o ? ? toa que ele ? um dos poucos juizforanos de destaque na categoria profissional com fotos estampadas em revistas especializadas.

A hist?ria do skatista come?ou em 1990, quando resolveu participar do primeiro campeonato organizado em Juiz de Fora. Ele lembra que a iniciativa partiu de uma loja da cidade, servindo como mais um incentivo ? pr?tica do esporte. "Eu era despreparado na ?poca, mas mesmo assim consegui a 16? coloca??o, entre muitos concorrentes", destaca.

A participa??o em competi?es impulsionou Leandro a buscar patroc?nio e, em 1998, o atleta come?ou a participar de campeonatos profissionais. A partir de 2000, as viagens se tornaram constantes e o contato com o mundo do skateboard foi, segundo ele, cada vez mais fascinante. "Al?m de conhecer feras do esporte, eu fui aprendendo mais sobre as t?cnicas e manobras radicais", diz.

A paix?o pelo esporte ? tanta que at? a faculdade precisou dar um tempo. A matr?cula no curso de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi trancada para participa??o em campeonatos mineiros e brasileiros. "? muito dif?cil conseguir um t?tulo. Se a pessoa n?o se dedicar, n?o alcan?a seu objetivo. Dei um tempo na faculdade, mas ainda pretendo voltar", explica.

Vontade de ensinar
Leandro conta que muitos meninos e meninas que se encantam pelo skateboard j? aprenderam manobras com ele. "Me sinto bem ao ensinar e ver que a molecada est? interessada em aprender", ressalta. De acordo com o skatista, a cria??o de uma Associa??o em Juiz de Fora partiu da necessidade de abrir espa?o para os atletas locais e, principalmente, devido ao grande n?mero de adeptos ao esporte aumentar a cada dia. S? na Associa??o est?o cadastrados cerca de 500 skatistas.

Projetos em vista
Al?m de se dedicar ao pr?tica do esporte, Leandro tamb?m preocupa-se em divulg?-lo. Ele ? respons?vel pelos eventos amadores da cidade e com o apoio de outros atletas j? trouxe para Juiz de Fora o Campeonato Mineiro de Skate. "Moralizamos o movimento, sempre corremos atr?s dos eventos para a cidade", diz. Em 1999, com a cria??o da Associa??o, os skatistas ganharam do poder p?blico a primeira pista m?vel de skate. Em dezembro de 2000, foi inaugurada uma nova pista no bairro Vitorino Braga.

Outra conquista, segundo Leandro, ? o projeto de Lei que prev? a instala??o de mini rampas, nas pra?as da cidade. "Toda pra?a que for constru?da dever? ter um espa?o para os skatistas", afirma. O Centro de Conviv?ncia da Juventude ? outro projeto j? aprovado. De acordo com o atleta, ser? constru?do no Terreir?o do Samba um espa?o para o esporte e o skate j? est? inclu?do. "O projeto est? pronto, s? falta execut?-lo. Juiz de Fora ter? uma das melhores pistas de street do pa?s", diz Leandro.

Conhe?a as manobras
Aprendendo estas manobras voc? j? pode se considerar um iniciante em sua carreira. Mas lembre-se: o skate n?o se aprende da noite pro dia. Para voc? ter uma id?ia, a m?dia de idade para se tornar profissional ? de sete anos, se tudo correr muito bem.