O que fazer com as famosas olheiras

Por



Artigo
O que fazer com as famosas olheiras
::: 13/01/2003

As olheiras s?o causas frequentes de consulta aos dematologistas e cirurgi?es pl?sticos! Um pouco de olheira pode ser charmoso, d? uma profundidade ao olhar, mas quando ela ? muito acentuada pode apresentar cansa?o e envelhecimento.

As olheiras t?m tr?s causas b?sicas:

  • Dep?sito de melanina (pigmento escuro) na pele:
    Este dep?sito pode ser:
    - Cong?nito ou familiar, mais comum em adultos ou mulheres de olhps e cabelos escuros
    - Secund?rio ao excesso de sol. Estrog?nio e Progesterona end?genos ou ex?genos, gesta??o, amamenta??o
    - Ap?s dematite inflamat?ria causada por alergia de contato e atopia (associada a riniti e bronquite al?rgica)

  • Vascular:
    ? devido a grande vasculariza??o venosa subcut?nea com hipertranspar?ncia da pele. Estes casos pioram com o stress, falta de sono, menstrua??o, gripes ou qualquer transtorno que altere a circula??o local. Pode ocorrer tamb?m em doen?as sist?micas como renais, hep?ticas, doen?as de Adison e linfomas.

  • Sombra Palpebral
    Ocorre principalmente em casos de edema periorbital, sobra ou flacidez da pele, profundidade do ossos da ?rbita

Tratamento
Como s?o v?rias as causas, sempre ? bom tentar chegar a uma causa ou classific?-la de acordo com aumento do pigmento melanina, aumento da vasculariza??o ou forma??o ?ssea. Quando a causa ? o aumento da melanina, usa-se despigmentantes como hidroquinona, ?cido retin?ico, laser de CO2 (tira a pele velha formando uma pele nova, clara, sem pigmento), laser Alexandria ou Ruby, pelling de fenol ou peeling com lixa de diamante (Dermobras?o).

Se a causa ? por excesso de vasculariza??o venosa, usa-se produtos a base vitamina K, vitamina C ou cafe?na, para contrairem a parede dos vasos sangu?neos, ou destru?-los com os Laser Vasculares (Dye Lasers).

Se a causa ? o excesso de pele faz-se a Blefaroplastia.

Sempre afastrar algumas causa al?rgica que possa estar escurecendo a pele atrav?s de uma dermatite inflamat?ria.

Dizem que quando existem muitos tratamentos ? porque nenhum tratamento ? muito eficaz. Isto realmente ? o que ocorre no tratamento de olheiras. Sempre aconselhamos aos pacientes a usare bases corretivas que disfarcem um pouco as olheiras, e principalmente devemos lembr?-los do velho ditado: Tudo que pode se consertar! Aquilo que n?o pode ser mudado, o ideal ? convivermos bem com o problema at? algum tratamento novo surgir!


Cristina Mansur
? dermatologista, professora e chefe
da disciplina de Cosmiatria do Servi?o
de P?s-Gradua?ao em Dermatologia da UFJF.
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de dermatologia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A m?dica Cristina Mansur aguarda suas sugest?es no e-mail mansur@jfservice.com.br