Rumo ao exterior Queda do d?lar aumenta em 40% a venda de pacotes
internacionais em JF



Renata Cristina
R?porter
31/05/2007

As ag?ncias de turismo juizforanas j? sentem o impacto da desvaloriza??o do d?lar frente ao real. Algumas delas chegam a calcular um aumento de 40% nas vendas durante o m?s de maio. Este ? o caso de uma ag?ncia de JF, que fechou a maioria dos pacotes internacionais para pa?ses da Europa, como Portugal, Espanha e Fran?a, al?m da Am?rica do Sul.

A cidade apresenta uma eleva??o acima do mercado nacional, que registrou 15% de crescimento no setor, se comparado ao mesmo per?odo de 2006, de acordo com a Associa??o Brasileira de Ag?ncias de Viagens (Abav). A expans?o deve atingir os 20% at? o in?cio de julho, segundo previs?o da Abav.

Para quem pretende aproveitar a baixa dos pacotes, a gerente de outra ag?ncia, L?cia Goulart, alerta que as passagens a?reas est?o se esgotando para o per?odo das f?rias. "O ideal ? programar-se com anteced?ncia", orienta. Al?m das vagas em avi?es, hot?is e passeios, os turistas devem ficar atentos aos vistos. "Para os Estados Unidos o agendamento da visita pode levar um m?s", afirma L?cia.

Os destinos mais procurados s?o a Disney, Cancun, Nova York e cidades da Am?rica Latina, como o Buenos Aires e Santiago do Chile. De acordo com a ag?ncias, a Europa tamb?m est? em alta, no entanto, somente as passagens a?reas t?m descontos expressivos com o d?lar em queda. "Estou praticamente sem vagas para as f?rias", comemora a funcion?ria de uma ag?ncia, Cristiane Oz?rio.