• Assinantes
  • Autenticação
  • Só Sabor
    Sábado, 8 de setembro de 2018, atualizada às 8h10

    Água aromatizada: aprenda receitas para fazer em casa

    Da redação

    A maioria das pessoas sabe que é fundamental manter o corpo hidratado, porém, muito esquecem de beber água durante o dia. Segundo o Ministério da Saúde, "o total existente de água no corpo é de 75% na infância e mais da metade do corpo é água na vida adulta".

    Como qualquer alimento, a quantidade de água que você deve beber é variável, dependendo de uma série de fatores como idade, peso, atividade física que realiza e até mesmo clima e temperatura do ambiente onde vive. "Pessoas que fazem atividade física com frequência, devem consumir de 4 a 5 litros de água durante o dia.  Isso porque já se perde água durante os exercícios e, por isso,  é necessário repor os estoques de eletrólitos, itens fundamentais para dar energia imediata ao corpo. Os atletas de altíssimo rendimento devem ingerir de 8 a 10 litros. Já pessoas sedentárias, segundo recomendação da OMS, devem ingerir, em média de 2 e meio a 3 litros de água por dia".

    Para quem tem dificuldade em cumprir esta meta, medidas como adicionar frutas e outros produtos à água podem ajudar a colocar essa recomendação em prática. É o que afirma a nutricionista do Hospital Santa Cruz, Jennifer Partika. “As águas aromatizadas têm conquistado mais adeptos não só porque auxiliam na hidratação, mas também porque são opção para quem tem dificuldade em consumir a água em seu modo natural. Além disso, também são uma boa alternativa para substituir os refrigerantes e sucos artificiais”, destaca.

    Ainda, a nutricionista reitera que os ingredientes adicionados na bebida durante a preparação estão diretamente ligados às características funcionais a serem obtidas. “Os benefícios alcançados têm tudo a ver com o valor nutricional do ingrediente consumido, então depende do objetivo de cada um: emagrecimento, controle da ansiedade, reforço do sistema imunológico, entre outros”. Para garantir o sabor e o resultado da bebida, a água precisa ser leve e com baixo teor de sódio

    Água com gengibre

    Além de combater azia e proteger o estômago contra úlceras, o gengibre atua como antioxidante e anti-inflamatório. Esta receita reforça o sistema imunológico e ajuda a manter longe gripes e resfriados. Como fazer? Uma garrafinha de 500 ml de água mineral natural com quatro ou cinco rodelas de gengibre.

    Água com limão

    Além de ser fonte de energia, o limão facilita a digestão, reforça o sistema imunológico, reduz inflamações e refresca o hálito. Como fazer? Esprema um limão em um copo de água.

    Água com pepino

    O pepino é rico em antioxidantes, rico em vitamina K, diminui a pressão sanguínea e rejuvenesce a pele. Como fazer? Uma xícara de fatias de pepino com 500 ml de água ou um pepino para um litro de água.

    Água com maçã e canela

    A canela é fonte de vitamina K, ferro, cálcio, magnésio e fibra dietética. Fortalece o sistema imunológico, estimula a circulação sanguínea e a temperatura corporal e acelera o metabolismo. Já a maçã é fonte de fibras e de substâncias antioxidantes, que ajudam na digestão e evitam a prisão de ventre. Contém vitamina A, C e E, biotina e ácido fólico. Como fazer? Misture um litro de água com fatias de uma maçã e um ramo de canela.

    Água com abacaxi e lavanda

    O abacaxi ajuda na digestão, é rico em vitamina C, que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico. A lavanda acalma e relaxa. Como fazer? Misture em um copo uma fatia de abacaxi com a coroa, um ramo de lavanda e 300 ml de água com gás. Se quiser, adiciona 4 cubos de gelo.

    Água com laranja

    A laranja é rica em vitamina C, ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo, ferro, fibras, pectina e flavonoides. A fruta combate o colesterol, controla a pressão sanguínea, estimula as funções intestinais, previne gripes e infecções, além de reforçar as defesas do organismo.

    Há muitas formas de fazer águas saborizadas com laranja. Duas delas são:

    Laranja, limão e pepino: é diurética e antioxidante. Misture, em um litro de água, um limão-taiti, uma laranja-lima, uma laranja pera ou bahia e um pepino. Todos os ingredientes com casca e cortados em rodelas.

    Laranja, gengibre e canela: é estimulante e termogênica. Misture, em um litro de água, 10 folhas de hortelã frescas, três ramos de canela, três rodelas finas de gengibre e quatro rodelas de laranja com a casca.

    Com essas receitas, é possível incrementar bebidas simples, como a água, e deixá-las ainda mais saborosas.

    Com informações da assessoria da Água Ouro Fino

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.