Mais de 70 mil doses de vacina contra a Influenza A seráo aplicadas em gestantes, doentes cr?nicos e crianças de Juiz de Fora

Por

Terça-feira, 16 de março de 2010, atualizada às 19h

Mais de 70 mil doses de vacina contra a Influenza A serão aplicadas em gestantes, doentes crônicos e crianças de Juiz de Fora e região

Daniele Gruppi
Subeditora

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a Influenza A começa nesta segunda-feira, dia 22 de março, e vai até 2 de abril. São esperadas 75.140 doses para imunizar gestantes, doentes crônicos e crianças de seis meses a menores de dois anos de Juiz de Fora e região.

De acordo com o Ministério da Saúde, as crianças receberão duas meias doses. A segunda deverá ser administrada 30 dias após a primeira. Segundo o subsecretário de vigilância da saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Ivander Mattos, os doentes crônicos passam por uma avaliação para identificar a patologia. São consideradas doenças crônicas obesidade de grau 3 (antiga obesidade mórbida), doenças respiratórias, cardíacas, imunodepressões, diabetes, doenças hepáticas, renais e hematológicas.

Apenas pessoas que possuem alergia ao ovo não poderão tomar a vacina, que será aplicada nas unidades de saúde, na Policlínica de Benfica, no Departamento da Saúde da Criança e do Adolescente (DSCA) e no PAM Andradas. Para ser imunizado, é preciso portar o RG e a carteira de vacinação, no caso das crianças. As mulheres que engravidarem após o dia 2 de abril, poderão se vacinar ao longo das próximas etapas da campanha.

O subsecretário afirma que não há necessidade de a população ficar alarmada e nem ansiosa para receber a imunização. "Não há caso suspeito na cidade. O trabalho é preventivo, pois o período de incidência da doença é no inverno."

Doses insuficientes

A primeira fase da campanha termina nesta sexta-feira, dia 19 de março. Foram disponibilizadas 5.267 doses para os trabalhadores da saúde, entretanto, o número foi insuficiente para atender o público-alvo.

O subsecretário explica que o Ministério da Saúde propôs inicialmente imunizar funcionários que prestam assistência direta ao paciente da Gripe A. "Mas, depois de algumas discussões, entendeu-se que as doses deveriam ser oferecidas para todos os trabalhadores das unidades que atendem pacientes com a doença, independente da área. Por isso o número de doses enviadas foi inferior ao esperado."

A Secretaria de Saúde já solicitou ao Ministério, via Gerência Regional de Saúde, mais vacinas. Porém, não há previsão para que cheguem a Juiz de Fora.

Próximas etapas

A população de 20 a 29 anos começa a receber as doses em 5 de abril e tem até 23 de abril para se vacinar. Entre 24 de abril e 7 de maio, a vacinação endêmica integra a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, que imuniza pessoas com mais de 60 anos contra a gripe comum. Nesta ocasião, os idosos com doenças crônicas serão vacinados contra a Influenza A. A população entre 30 e 39 anos recebe as doses entre 10 e 21 de maio. Em Juiz de Fora, 241.946 pessoas poderão ser vacinadas.