Febre Amarela

Por

Febre amarela V?rus se espalha e causa alarde em algumas regi?es do pa?s e nenhuma cidade est? fora do risco de ter casos da doen?a, inclusive Juiz de Fora

Thiago Werneck
Rep?rter
19/01/2008

A onda de febre amarela no centro-oeste do pa?s, onde 12 pessoas j? morreram por causa da doen?a preocupa a popula??o. Apesar da Secretaria de Sa?de da cidade garantir que n?o h? motivos para alarde em Juiz de Fora, o infectologista M?rio Novaes (foto abaixo) destaca que a mobilidade de pessoas que chegam e saem da cidade, podem levar o v?rus para qualquer lugar do pa?s.

Mesmo que mais de 90% da popula??o tenha sido vacinada em 2001, muitos estudantes de v?rios locais do Brasil e tamb?m pessoas com outros motivos mudam e visitam a cidade a todo momento. Al?m disso, passam por aqui viajantes e turistas e muitos desses podem n?o ter sido vacinados. "Olha o tanto de gente que chega na cidade. Se um deles est? e ? picado pelo mosquito Aedes aegypti vai poder disseminar a doen?a", explica M?rio.

Segundo o infectologista, em muitos casos a febre amarela n?o se manifesta no portador do v?rus. "O problema de Juiz de Fora ? que aqui tem muitos mosquitos da dengue e que podem sim, transmitir a doen?a. Como as regi?es end?micas podem mudar com facilidade, aqui pode tamb?m ter problemas com a febre amarela, j? que a situa??o no pa?s ? delicada", diz.

A preocupa??o aumenta por causa dos casos da doen?a na regi?o norte, nordeste e centro-oeste. O nomadismo da atual sociedade ? ressaltado por M?rio. "O mundo est? globalizado tamb?m para as doen?as. Isso ? um fato. Antes s? no norte que havia preocupa??o com a febre amarela, agora com esse aquecimento global a tend?ncia ? que doen?as t?picas de algumas regi?es passem a acontecer em todo o mundo", afirma M?rio.

Sa?da ? a vacina??o
A sa?da para evitar uma epidemia ? a vacina??o. "A recomenda??o ? prevenir, a nossa urbaniza??o n?o ? ecologicamente sustent?vel. Est?o destruindo o habitat natural dos mosquitos que v?m para as cidades, que cada vez mais t?m um clima mais tropical", avalia M?rio.

O m?dico acredita que o alarde para Juiz de Fora ? desnecess?rio porque a doen?a ainda n?o chegou na cidade. Ele refor?a que a vacina pode ser aplicada apenas uma vez, no per?odo de dez anos, porque ela j? garante o efeito. "O Brasil, mesmo sendo um dos maiores produtores da vacina, tem um estoque baixo para suportar a crise que acontece agora. As vacinas produzidas est?o sendo priorizadas para as regi?es end?micas. Sul e Sudeste podem ficar com falta da vacina".

Em qualquer situa??o de febre alta, dor no corpo e forte dores de cabe?a o ideal ? procurar logo um m?dico. Atrav?s de exames ele vai poder detectar se houve a??o do v?rus da febre amarela, que apresenta, no in?cio, sintomas parecidos com a dengue e mal?ria.

N?o h? descoberta de um rem?dio que extermine o v?rus da febre amarela. O v?rus costuma agir atacando um ?rg?o do corpo e por isso traz problemas para quem ? contagiado. A ?nica forma de transmiss?o acontece atrav?s do mosquito.

Por isso, mesmo que a doen?a seja descoberta nos macacos, todos devem ficar atentos. "Esse ? o primeiro sinal de que a regi?o tem propaga??o da doen?a, j? que o mosquito pode picar o animal, portar o v?rus e pass?-lo depois para uma pessoa", diz M?rio.

A alega??o de que n?o h? riscos de epidemia porque os casos da doen?a foram todos silvestres n?o convence o infectologista. "Esse conceito de silvestre e urbana est? para acabar, porque h? uma invas?o dos mosquitos nas cidades e essa grande mobilidade de pessoas pode fazer com que a doen?a chegue em qualquer lugar", explica.

O Minist?rio da Sa?de informou, no ?ltimo s?bado dia 19 de janeiro, que s?o 12 os casos confirmados de febre amarela em todo o pa?s. No total, o minist?rio j? recebeu 33 notifica?es de suspeitas da doen?a, sendo que 14 foram descartados e sete ainda est?o em investiga??o. Este ano, a febre amarela j? matou oito pessoas.

O minist?rio esclareceu que vai orientar as secretarias de sa?de dos estados para alertar as pessoas para o risco da revacina??o. Desde o in?cio do ano j? foram distribu?das sete milh?es de doses da vacina e foram registrados 31 casos de complica??o que repetiram a vacina em um prazo inferior aos de dez anos.

A doen?a

Os principais sintomas da febre amarela s?o febre alta, mal-estar, dor de cabe?a, dor muscular muito forte, cansa?o, calafrios, v?mito e diarr?ia que aparecem, em geral, de tr?s a seis dias depois da picada (per?odo de incuba??o). Aproximadamente metade dos casos da doen?a evolui bem. Os outros 15% podem apresentar, al?m dos j? citados, sintomas graves como icter?cia (mucosa de cor amarelada nos olhos), hemorragias, comprometimento dos rins, f?gado (hepatite e coma hep?tico), pulm?o e problemas card?acos que podem levar ? morte. Uma vez recuperado, o paciente n?o apresenta seq?ela.

O doente com febre amarela precisa de suporte hospitalar para evitar que o quadro evolua com maior gravidade. N?o existem medicamentos espec?ficos para combater a doen?a. Basicamente, o tratamento consiste em hidrata??o e uso de antit?rmicos. Casos mais graves podem requerer di?lise e transfus?o de sangue.

?reas

?reas end?micas s?o as que sempre apresentam circula??o viral, seja pela ocorr?ncia de macacos ou pela ocorr?ncia de casos em humanos. J? as de transi??o s?o ?reas evidenciadas de circula??o viral espor?dica em per?odo mais recente.

As ?reas de risco potencial s?o as ?reas adjacentes ?s ?reas de transi??o que apesar de n?o haver evid?ncia de circula??o viral, as caracter?sticas da hidrografia e da vegeta??o, dentre outros fatores, determinam que nestes locais h? maior probabilidade para ocorr?ncia de epizootias e/ou casos humanos.

Confira rela??o dos Estados e regi?es com recomenda??o e exig?ncia da vacina??o contra Febre Amarela:

  • ?reas end?micas: Regi?o Norte (Acre, Amazonas, Maranh?o, Par?, Rond?nia, Roraima, Tocantins); Regi?o Centro Oeste (Goi?s ? Bras?lia DF), Mato Grosso do Sul, Mato Grosso) e Norte de Minas Gerais;
  • ?reas de transi??o: Regi?o Nordeste (Bahia, Piau?); Regi?o Sudeste (Minas Gerais); Regi?o Sul (Paran?, Rio Grande do Sul, Santa Catarina).