Artigo Ser Hol?stico

Por



Artigo
A berinjela (Solanum melongena)

::: 02/03/2007


O vegetarianismo est?-se alastrando cada vez mais por todo o mundo. Grandes cientistas e vultos da hist?ria universal eram vegetarianos. Eis alguns exemplos: Isaac Newton, Rosseau, Bernard Shaw, Leonardo Da Vinci, Louis Pasteur, Albert Einstein, Sri Ramana Maharishi , Gandhi etc.

Frutas e verduras s?o alimentos b?sicos e indispens?veis para a boa sa?de do ser humano e para a longa vida. As verduras cruas s?o fontes de energia, limpam o sangue, fazem funcionar bem o intestino, comba-tendo a mort?fera pris?o de ventre, curam doen?as.

Entre os destaques, apresentamos neste artigo a berinjela, uma planta da fam?lia das Solan?ceas, cujos frutos, de cor escura e arroxeada, s?o muito apreciados como alimento.

Alguns bot?nicos dizem que essa solan?cea tem sua origem nas regi?es tropicais do Oriente, sendo que na ?ndia pode ser encontrada em estado silvestre. Outros dizem que essa planta ? das Antilhas. A ?poca de plantio ? de Setembro a Fevereiro e, em regi?es de clima quente, o ano todo. ? sens?vel ao frio, a geadas e ao excesso de chuva na altura da flora??o.

Convenientemente preparada, ? saud?vel, nutritiva e saborosa.

Hist?ria

Segundo alguns historiadores, seu cultivo come?ou como planta ornamental na ?ndia h? cerca de quatro mil anos, tendo chegado ? Europa no s?culo XIII atrav?s dos ?rabes na Espanha, pois eram e s?o grandes apreciadores desse fruto.

Tipos de berinjela

Existem v?rios tipos desse fruto que se diferenciam pela sua cor; a mais comum ? o vermelho escuro ou roxo, mas pode tamb?m ser branca, embora esta seja rara.

De polpa macia e flex?vel, tem uma pel?cula lisa e lustrosa que a envolve. No mercado portugu?s as variedades mais comuns s?o a h?brida, grande e roxa, a h?brida super F-100, no tom vermelho escuro brilhante e a embu, de cor roxa avermelhada, todas com ped?nculo verde.

Composi??o qu?mica

A berinjela cont?m:

Calorias (em 100 gramas) 28,00
?gua 92,60%
Hidratos de carbono 5,50%
Prote?nas 1,10%
Gorduras 0,20%
Sais 0,60%

Em 100 gramas de berinjela, h?:

Vitamina A 65 U.I.
Vitamina B1 (Tiamina) 60 mcg
Vitamina B1 (Tiamina) 60 mcg
Vitamina B2 (Riboflavina) 45 mcg
Vitamina B2 (Riboflavina) 45 mcg
Vitamina B5 (Niacina) 0,6 mg
Vitamina C (?cido asc?rbico) 1,2 mg

Especifica??o dos sais contidos na berinjela (miligramas em 100 gramas):

Pot?ssio 140,00
F?sforo 23,00
Cloro 18,00
C?lcio 11,00
S?dio 10,00
Magn?sio 8,00
Enxofre 8,00
Ferro 0,60
Uso medicinal

Uma pergunta que nossos pacientes e alunos sempre nos fazem ?: - ? verdade que a berinjela reduz o n?vel do colesterol? Respondemos, com base em nossas observa?es, que estudos recentes revelam que a berinjela tem mostrado efic?cia no tratamento de hipercolestoeol?mia e no controle do coelesterol.

Recentemente, uma pesquisa realizada no Instituto de Bioci?ncias da UNESP de Botucatu - S?o Paulo revelou que a berinjela pode reduzir, em at? 30%, as taxas do colesterol. O princ?pio ativo respons?vel pela redu??o das taxas de colesterol ? um dos alcal?ides existentes na berinjela.

Outros benef?cios devem-se ao fato de essa fruta ser rica em prote?nas, vitaminas, minerais e alcal?ides que atuam diminuindo a press?o sang??nea, prevenindo a arteroesclerose. Como terapeuta hol?stico, recomendamos o seu consumo para se prevenirem alguns males referentes ao fluxo sang??neo.

? recomendada nos casos de artrite, apresentando bons resultados na gota e no reumatismo, bem como na diabetes e nas inflama?es da pele em geral.

? tamb?m muito digestiva, nutritiva e laxante e, por esse motivo, ? indicada nos casos de desnutri??o, indigest?o e pris?o de ventre. Indica-se, ainda, o consumo da berinjela para problemas do f?gado e do est?mago.

Recomenda?es terap?uticas

Tem efeito oxidante, remineralizante, alcalinizante, calmante.

Para combater as afec?es hep?ticas, recomendamos ferver tanto o fruto como as folhas, na propor??o de 30 ou 40 gramas para um litro d'?gua e beber cada dia, durante uma semana, cer ta quantidade do caldo. Omitir dois ou tr?s dias e voltar a tomar, at? que a enfermidade tenha sido vencida.

As folhas de berinjela prestam-se ao preparo de cataplasmas emolientes para queimaduras, abscessos, herpes etc. e o suco dos frutos ? bom diur?tico. A berinjela ? hipn?tica, tendo, pois, virtudes semelhantes ?s da alface.

O suco da berinjela d? excelentes resultados como diur?tico podendo, em muitos casos, ser utilizada nas inflama?es dos rins, da pelve renal, da bexiga e da uretra, bem como na blenorragia e na supress?o da urina.

Para extirpar as verrugas, esfrega-se sobre elas, v?rias vezes por dia, o suco da berinjela.

Uso culin?rio - valor aliment?cio

Pode ser usada no preparo de pratos como o cuscuz, sufl?, torta, salada, recheada, entre outras v?rias formas na cozinha. Tamb?m ? muito boa para fazer lasanha.

A berinjela apresenta muitas variedades de frutos com colora?es as mais diversas, desde o branco e o amarelo, at? o verde, o cinzento e o castanho.

Como alimento, utilizam-se somente as variedades que produzem frutos roxo-azulados.

Come-se essa solan?cea preparada de muitas maneiras: recheada com ovo cozido, palmito ou mesmo arroz ou fub?, assada, em omeletes, ? milanesa, em conserva, com azeite de oliva, alho, sal e or?g?o etc.

Essa hortali?a combina bem com feculentos, cereais, alimentos, graxos, frutas oleaginosas (como, por exemplo, o abacate) e ovos.

Como usar o suco de berinjela:

Se voc? optar pelo suco, basta bater no liquidificador 1/4 de uma berinjela com o suco de duas laranjas, para melhorar o sabor e tomar apenas 1 copo (de 200 ml) em jejum, todas as manh?s. Mas, aten??o: n?o vale guardar o suco para tomar depois, pois o efeito se perde e nunca tome mais de um copo! Tamb?m n?o adianta usar a berinjela cozida; ela perde suas propriedades.

Curiosidades

Com a berinjela ? poss?vel fazer tortas de sabor agrad?vel. ? vendida em p? como fitoter?pico.

Cozida, frita, assada ou grelhada, a berinjela combina bem com piment?o, tomate, cebolas e azeitonas, tornando-se um ?timo acompanhamento para carnes grelhadas e assadas. Tamb?m podem-se fazer gostosas por?es com vinagre de sabor caracter?stico.

Se guardada dentro do congelador ou freezer, num saco pl?stico, dura de uma a duas semanas.

Para retirar o gosto amargo que a caracteriza, corte-a ao meio, esfregue com sal e escorra, ou deixe-a aberta coberta com ?gua e sal, lim?o ou vinagre, durante, pelos menos, 15 minutos. Escorra em seguida e seque com papel absorvente.

Voc? que demonstrou interesse por esse artigo, acrescente a berinjela em sua alimenta??o de maneira mais constante, fa?a suas experi?ncias culin?rias e compartilhe, entre em contato conosco.

Com sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, ficamos ? disposi??o para responder e esclarecer pontos relacionados a esse tema. Aguardamos seu e-mail.

Encerramos com sauda?es hol?sticas!


Armando Falconi Filho
? terapeuta hol?stico, consultor e advogado
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de terapia hol?stica) voc? quer ler nesta se??o? O terapeuta Armando Falconi aguarda suas sugest?es no e-mail viver_serholistico@acessa.com