• Assinantes
  • Autenticação
  • Só Sabor
    Quarta-feira, 10 de abril de 2019, atualizada às 10h52

    Com preço único de R$ 20, temporada do Comida di Buteco 2019 será aberta nesta sexta

    Angeliza Lopes
    Repórter

    Caravanas a postos, será dada a largada icônica da vigésima edição do Comida di Buteco nesta sexta-feira, 12 de abril, em Juiz de Fora. Para marcar as duas décadas do concurso gastronômico voltado para botecos espontâneos e tradicionais, todos os pratos serão servidos com preço unificado de R$ 20. O tema para criação do petisco, deste ano, é livre nos 25 bares participantes. O concurso vai até dia 5 de maio.

    Para facilitar a vida dos degustadores, o concurso oferece um aplicativo - Comida di Buteco 20 Anos, disponível para plataformas IOS e Android com informações sobre os pratos de cada bar, endereço e horário de funcionamento.

    Em 2018, o Bar do Torresmo, do bairro Santa Luzia, foi o grande ganhador da disputa na cidade, com o tira gosto "Moelinha à moda de Buteco", feito com moelinha ao molho, batatas portuguesas e torradas. Neste ano, o vencedor retorna, pela terceira vez, com o prato 'Língua da Sogra' - língua de boi ao molho, servida com pão. A tradicional opção de butecos foi o último petisco servido durante a Caravana da Imprensa, realizada na noite de terça-feira, 9. "A expectativa para este ano é tentar vencer, de novo! Acho que todos os participantes estão com ótimos pratos e para entrar na disputa optamos por uma opção bem típica de buteco que é a língua de boi", destaca o proprietário Elsimar Mendes Campos.

    Ele brinca que o nome do prato foi uma homenagem a sua sogra. "Escolhemos o nome por causa da minha sogra, que deu a ideia de fazer um tira gosto com língua de boi. O molho da carne é temperado com cerveja, vinho, calabresa e bacon".

    Time cresceu, com 25 bares participantes

    O time de bares cresceu nesta edição, com cinco a mais que o ano passado, além disso, quatro estabelecimentos participantes de 2018 foram rebaixados, para a rotatividade do evento, assim, serão sete estreantes em 2019, e outros dois, retornam ao concurso este ano - A Gaiola (retorna depois de oito anos), Armazém du Peixe, Birosca, Buteco Gentileza, Cantinho do Camarão, Espetinho da Villa, Bar e Restaurante Silva (voltando depois de três anos), Empório Mineiro e Petisqueira. O organizador local Toninho Simão explica que meses antes da nova edição, sua equipe recebe as indicações de possíveis novos botecos. "No meio do ano, agendamos entrevistas com os donos e observamos sua espontaneidade e se atendem os quesitos. Alguns deles são: ter o dono presente e ser estabelecimento familiar. Depois disso, a equipe avalia se o candidato está apto ou não para participar. Nossa intenção é ampliar cada vez mais, com participantes de todos os bairros de Juiz de Fora", detalha.

    Durante a programação, o júri do concurso, formado tanto por especialistas convidados quanto pelo público em geral, votará em cédulas distribuídas nos próprios butecos participantes. "O vencedor não será o prato, mas o buteco, já que também são avaliados o atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota e as outras categorias, 10% cada", explica Toninho. A votação poderá ser feita até o dia 5 de maio.

    Dois estreantes foram visitados pelos convidados da imprensa, em que a ACESSA.com estave presente. Na região Norte, no bairro Francisco Bernardino, o Armazém du Peixe apresentou seu petisco 'Costela de Tambaqui', feito com costela de tambaqui acompanhada de molho especial da casa. O sócio-proprietário Marcelo Defeo Dias diz que todos estão muito ansiosos e empenhados para participar do concurso. "A preocupação é grande para deixar tudo organizado, como pede o evento". Já a segunda parada foi na região Central, no Alto dos Passos. O proprietário do Espetinho da Villa, Fausto Almeida Costa, conta que seu estabelecimento começou como um estacionamento e lava-jato, com carrocinha de churrasco. "Há dois anos e meio que decidi, junto meu irmão, transformar o espaço em um bar restaurante", contou.

    Costa disse ainda que desde o convite para participar, ele e sua equipe se dedicam para os 25 dias de competição. "O petisco veio de uma ideia e vontade antiga que tinha de trazer o porco na lata, por querer resgatar os segredos da comida mineira, já que nos propormos a ser uma vila com temática do século XVIII. Quando recebi o convite para participar do Comida di Buteco, chamei novamente chefe Binha para produzir o prato. Era hora do Porco Villa Lata (rs). Para incrementar, pensamos no acompanhamento com o cuscuz soltinho, cozido no vapor, e a couve palha".

    Nesta primeira etapa, os pratos escolhidos pelos estabelecimentos participantes são apresentados ao público e ao corpo de jurados para a avaliação. Na segunda etapa, que ocorrerá em julho, uma comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, visitará os campeões de cada cidade avaliando a performance de cada e em seguida, será eleito o melhor buteco do Brasil 2019.

    O tradicional concurso gastronômico, está presente em outras 21 cidades do país. Nos 20 anos de história o concurso já contabilizou mais de três milhões de petiscos vendidos em 5.163 botecos, com total de quase cinco milhões de votos, além disso, já gerou 41.796 empregos diretos. O evento tem a finalidade de resgatar e valorizar a cozinha de raiz através da visibilidade dos butecos espontâneos/tradicionais.

    Desafio Perdigão

    Como todo ano, acontece mais um desafio com ingrediente obrigatório do patrocinador. Em 2019, a Perdigão abraçou o Comida di Buteco, em todo o país. Do total de participantes da cidade, 22 terão o prato Desafio, o ingrediente será a linguiça defumada Perdigão. Os participantes poderão degustar esta opção, mas apenas os jurados irão votar.

    A Gaiola Armazém du Peixe Bar Dias Bardo Abílio Bar do Bené Bar do Brejo Bar Chinelato Bar do Marquim Bar do Torresmo Bar do Totonho Bar du Buneco Bar e Restaurante Silva Birosca Buteco Gentileza Caminho da Roça Cantinho do Camarão Clube da Esquina Empório do Sabor Empório Mineiro Espetinho da Villa Lucas Bar Petisqueira Trem Mineiro Varanda Restô Beer Vista Serrana


    A Melhor Internet Está Aqui

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.