Quarta-feira, 16 de outubro de 2013, atualizada às 13h21

HU irá disponibilizar teste gratuito de hepatite na sexta

Hepatite

Uma iniciativa do Núcleo Interdisciplinar de Apoio aos Portadores de Hepatite, através do Centro de Referência em Hepatologia do Hospital Universitário (HU), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), irá disponibilizar testes gratuitos para detecção dupla dos vírus das hepatites B e C durante a próxima sexta-feira,18 de outubro, quando é lembrado o Dia do Médico.

Destinada à população entre 18 e 65 anos, a campanha será realizada das 8h às 14h, no primeiro andar da Unidade Dom Bosco do HU. A ideia de fazer a testagem dos dois vírus ao mesmo tempo é inédita e se justifica na medida em que são os tipos de vírus que mais causam infecção crônica do fígado podendo, inclusive, evoluir para uma cirrose hepática e ter consequências mais graves.

A hepatite é considerada um grave problema de saúde pública no mundo. Ela pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem, ainda, os vírus D e E, esse último mais frequente na África e na Ásia. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco de as doenças evoluírem, tornarem-se crônicas e causarem danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite.