Segunda-feira, 24 de setembro de 2007, atualizada ?s 16h17

Idosos que comprovarem ganhar at? dois sal?rios m?nimos podem viajar de gra?a


Priscila Magalh?es
Rep?rter

Os idosos que n?o t?m como comprovar renda de at? dois sal?rios m?nimos podem procurar os Centros Regionais para fazerem o pedido das carteiras que d? gratuidade nas viagens interestaduais.

Para ter a carteira ? necess?rio fazer um cadastro. Por isso, o interessado deve levar a certid?o de nascimento, o CPF ou t?tulo de eleitor, uma conta de luz ou de telefone, um comprovante de renda de pr?prio punho, o carn? do IPTU e o comprovante de aluguel. O cadastro ser? encaminhado para a Secretaria de Pol?tica Social (SPS) e ap?s 20 dias ser? ativado. Ap?s isso, o idoso j? pode pegar a carteira na pr?pria secretaria. Ela tem validade de dois anos.

Segundo a chefe do departamento de gest?o da informa??o, Raquel Neves Candi?, as carteiras est?o sendo feitas h? um m?s e, at? agora, nem dez foram emitidas. "J? temos quase dois mil idosos cadastrados e que se enquadram nesse perfil. ? necess?rio que eles venham at? a SPS e solicitem a carteirinha. O cadastro s? ? necess?rio para aqueles que ainda n?o o fizeram", explica.

Raquel acrescenta que a confec??o da carteira ? um direito de todas as pessoas com mais de 60 anos, por isso n?o existe um prazo para faz?-la. "? s? o idoso apresentar a carteirinha juntamente com a identidade no guich? da empresa de viagem. Se as duas vagas reservadas j? estiverem ocupadas, ele tem direito a um desconto de 50% no valor da passagem", diz.

Os idosos que possuem uma maneira de comprovar renda, n?o precisam da carteirinha. Eles devem levar o comprovante e a carteira de identidade diretamente no guich? da empresa. Para as duas situa?es deve haver anteced?ncia de, no m?nimo, 12 horas na aquisi??o da passagem.