Bilhetagem eletrínica, em teste desde mavão, ainda não está funcionando plenamente. Nem h? previsão para venda de cart?o

Por

Ter?a-feira, 10 de abril de 2008 atualizada ?s 17h41

Bilhetagem eletr?nica, em teste desde mar?o, ainda n?o est? funcionando plenamente. Nem h? previs?o para venda de cart?o



Daniele Gruppi
Rep?rter

A bilhetagem eletr?nica n?o funciona plenamente ainda. A previs?o era de que em maio o sistema, que teve sua fase de teste iniciada em mar?o, fosse come?ar a atender a todos que possuem gratuidade. Segundo um trocador, que n?o quis se identificar, ainda n?o terminaram os cadastros de policiais militares.

Entretanto, apenas funcion?rios de empresas de ?nibus, carteiros e outros profissionais, que t?m isen??o no pagamento da passagem, passam o cart?o no aparelho.

Em conversa com alguns trocadores da cidade, algumas vantagens e desvantagens foram relatadas. Eles optaram por n?o se identificar. Um colaborador afirmou que a bilhetagem eletr?nica dificulta que passageiros deixem de pagar a passagem.

"Tem hor?rio que o ?nibus est? cheio e a pessoa com sacolas ou com crian?a passa e n?o volta para efetuar o pagamento. ? um processo que vai ajudar a educar a popula??o", argumenta.

Outro trocador disse que vai facilitar no processo do troco. "?s vezes, um passageiro apresenta uma nota de R$ 50, n?o tenho troco. A bilhetagem eletr?nica evita estas situa?es". A desvantagem apontada ? a lentid?o com que o sistema eletr?nica est? funcionando.

As catracas v?o funcionar com o cart?o e com o dinheiro, mas n?o existe previs?o ainda para o in?cio das vendas do cart?o. Um profissional declarou que ainda faltam cadastros para serem feitos de pessoas que t?m gratuidade na passagem.

A assessoria de comunica??o da Astransp informou ? ACESSA.com que n?o possui novidades sobre a bilhetagem eletr?nica.