Excelência na saúde e na qualidade de vida

Por

Excel?ncia na sa?de e na qualidade de vida
Alice Amaral 7/08/2015

Excelência na saúde e na qualidade de vida

Desde pequenos somos condicionados a praticar alguma atividade física. Pais matriculam os filhos em natação, futebol, lutas, atletismo, etc. Aprendendo cedo, o esporte se torna agradável para a criança e ela tem a chance de viver com mais qualidade de vida.

Os benefícios são muitos em qualquer fase da vida. Um deles é no combate a depressão e estresse. Durante o exercício o organismo produz endorfina e dopamina. Esses dois hormônios têm influência sobre o humor e emoções. Outro benefício é na prevenção e tratamento do diabetes. A atividade física melhora o aproveitamento da glicose pelos músculos.

O mais importante é na prevenção e controle da obesidade. O sedentarismo e maus hábitos alimentares são os principais motivos do aparecimento da doença. O exercício aumenta a queima de gordura, reduz o apetite, melhora o sono e tonifica os músculos.

Algumas pessoas alegam que até gostariam de se exercitar, mas não tem tempo. Isso não é desculpa. Acorde 15 minutos mais cedo e faça um alongamento. Troque o elevador pela escada. Ande de bicicleta. Vá a pé para o trabalho ou pra aula, dependendo da distância, desça um ponto antes para caminhar um pouco, ou pare o carro mais longe. Não fique parado! Nosso corpo é uma máquina e precisa funcionar. Em todas as idades, principalmente na infância, a alimentação mais nutritiva e atividade física ajudam no funcionamento do cérebro. A ação conjunta dos neurônios forma as redes neurais ou circuitos, criando cada vez mais novas conexões ao exercitá-lo.

Praticar exercício físico e manter-se na dieta é fundamental. Troque o salgadinho por uma fruta. Não fume. Não consuma bebida alcóolica excessivamente. Abuse das verduras e legumes. Mantendo uma dieta rica em nutrientes você evita doenças e envelhece com saúde.

É importante ressaltar que as refeições devem ser feitas de 3 em 3 horas, e beber 2 copos de água nas pausas. Mantenha-se ativo! Escolha um esporte que lhe dê prazer. Seu corpo vai amar e você vai amar seu corpo.


Alice Amaral é Especialista em Nutrologia - Associação Médica Brasileira e Associação Brasileira de Nutrologia; especialista em Medicina do Esporte - Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte; pós-graduada com especialização em Nutriendocrinologia Funcional e Gerenciamento do Envelhecimento Saudável.